O Brasil vai enfrentar nesta quinta-feira a seleção da Coreia do Sul, em Seul, num dos últimos amistosos de preparação para a Copa do Catar de 2022. A partida começa às 7 horas (horário de MT), no estádio Copa do Mundo, na capital sul-coreana. Todos os 60 mil ingressos foram vendidos.
A partida tem transmissão da Globo, SporTV e do ge, com live depois da partida, para todo o Brasil.
Com a melhor campanha da história das Eliminatórias sul-americanas desde o formato que estreou em 1998 – com 45 pontos em 17 jogos, desempenho que garantiu classificação antecipada desde a 13ª rodada -, a Seleção busca adversários de fora do continente para medir forças. Na próxima segunda, a equipe de Tite enfrenta o Japão, em Tóquio. Após a partida, os jogadores serão liberados.
Retrospecto
As duas seleções se enfrentaram seis vezes na história, sempre em amistosos. A vantagem é brasileira, com cinco vitórias – quatro delas disputadas na Coreia do Sul. Os mandantes da partida desta quinta têm uma vitória. Foi em 27 de março de 1999, no Estádio Olímpico de Seul, com gol sul-coreano marcado por Do-hoon Kim, que hoje é treinador.
A última partida entre as seleções foi em 19 de novembro de 2019, com vitória brasileira por 3 a 0 – é também o placar mais elástico do duelo. Lucas Paquetá, Philippe Coutinho e Danilo fizeram os gols do confronto disputado nos Emirados Árabes. O gol de Coutinho foi o último de falta da seleção brasileira.
O estádio vai lotar para assistir ao duelo de Son e Neymar, mas também para prestigiar novas atrações, como Vini Jr. O craque do PSG ainda é dúvida, pois levou pisão no pé e deixou o último treino antes do jogo. Se não jogar, será substituído por Vini ou Philippe Coutinho.
Com Gana, Uruguai e Portugal na chave da Copa do Catar, a Coreia do Sul pode ser adversária do Brasil nas oitavas, pela possibilidade de confronto de primeiros contra segundos colocados entre os grupos G, do Brasil, e H, dos sul-coreanos.
Trasmissão: o jogo terá transmissão da TV Globo, com narração de Luis Roberto e comentários de Junior, Roger Flores e Sandro Meira Ricci. O sportv também exibe a partida, com narração de Gustavo Villani e comentários de Lédio Carmona, Pedrinho e Sálvio Spinola.
Tempo real e transmissão: o ge faz cobertura especial, com live depois da partida e também transmite a partida em tempo real, com vídeos exclusivos.
Escalações prováveis — Foto: Arte/ge
Brasil – Técnico: Tite
A Seleção irá a campo com formação bem ofensiva, desenhada recentemente pelo técnico Tite em compromissos pelas Eliminatórias. A ideia é atacar com quarteto ofensivo e contar com apoio de meio-campistas e auxílio de laterais na construção de jogadas. No ataque, se Neymar não for vetado, o craque do PSG jogará ao lado de Lucas Paquetá, Richarlison e Raphinha.
Existe a chance de Vini Jr, em alta principalmente depois do gol do título da Liga dos Campeões pelo Real Madrid há menos de uma semana, iniciar a partida. Isto se Neymar não jogar. Em outra mudança possível, sairia Richarlison da equipe titular e Paquetá jogaria mais centralizado.
Desfalques: goleiro Ederson, por lesão, está com o grupo, mas não vai participar dos amistosos; zagueiro Gabriel Magalhães está em tratamento de fisioterapia com a Seleção; lateral Danilo foi cortado por lesão no pé.
A provável escalação da Seleção — Foto: Arte ge
Coreia do Sul – Técnico: Paulo Bento
O treinador português – que teve passagem curta pelo Cruzeiro por dois meses (15 partidas, com oito derrotas) em 2016 – assumiu a seleção sul-coreana depois da Copa da Rússia, em 2018. O principal destaque é Son, ídolo sul-coreano. O atacante do Tottenham vive fase exuberante, marcou 23 gols e dividiu a artilharia da Premier League na temporada com Salah, do Liverpool.
A Coreia do Sul é a 29ª colocada no ranking da Fifa, seis posições atrás do Japão, próximo adversário da Seleção. A seleção sul-coreana vinha de invencibilidade de 14 jogos até ser derrotada pelos Emirados Árabes por 1 a 0, na última rodada das Eliminatórias Asiáticas para a Copa de 2022 – até então tinha 12 vitórias e dois empates. Nestes 14 jogos invictos, foram 12 pelas Eliminatórias Asiáticas para a Copa de 2022 (10 vitórias e 2 empates) e 2 por partidas amistosas (2 vitórias).
Os sul-coreanos têm 10 participações em Copas. O melhor resultado foi em 2002, quando terminaram na 4ª colocação, como sede do Mundial
Na classificação para a Copa do Mundo, a Coreia do Sul terminou em segundo lugar em seu grupo – dois pontos a menos do que o Irã, em 10 partidas na fase final da competição asiática – com sete vitórias, dois empates e uma derrota.
Desfalques: o zagueiro Kim Min Jae e o meia, camisa 10, Lee Jae-Sung.
A provável escalação da seleção da Coreia do Sul — Foto: Arte ge
Apresentação arbitragem — Foto: Infografia
- Árbitro: Ryuji Sato, do Japão.
- Auxiliares: Hiroshi Yamauchi e Jun Mihara, do Japão.
- Quarto árbitro: Hyung Jin Ko, da Coreia do Sul.
- VAR: Dae Yong Kim, da Coreia do Sul.
- AVAR: Sang Hyeop Chae, da Coreia do Sul. (GE)