O amistoso entre Brasil e Espanha, que será uma partida de conscientização contra o racismo, ganhou data e local. Em comunicado conjunto, o presidente da Federação de Futebol da Espanha (RFEF), Luis Rubiales e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues anunciaram que o duelo irá acontecer entre os dias 18 e 26 de março de 2024, no Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid.
O amistoso é uma parceria entre os dois países para discutir o racismo no futebol. Questão que ficou em evidência novamente após Vinicius Júnior ser novamente alvo de ofensas racistas em jogos da La Liga. Aliás, pela primeira vez na história, a Seleção Brasileira utilizará uma camisa preta.
“O combate ao racismo e à violência no futebol deve ser uma bandeira universal. Na CBF, trabalhamos de forma incansável pela luta contra todo tipo de discriminação, dentro e fora dos campos”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
O último confronto entre Brasil e Espanha ocorreu na decisão da Copa das Confederações de 2013, no Maracanã. Os brasileiros venceram por 3 a 0. No histórico de confrontos, entretanto, entre as duas seleções a Seleção Brasileira conquistou cinco vitórias. Sofreu apenas duas derrotas e empatou duas vezes.
CBF E FEDERAÇÃO ESPANHOLA UNEM ESFORÇOS
Os presidente da CBF e da Real Federação Espanhola de Futebol estreitaram contato, que foram intensificados nas últimas semanas para o acerto do amistoso. Além disso, no campo diplomático o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite, também entrou no circuito para ajudar no combate à discriminação.
Depois de o caso ganhar repercussão mundial, no entanto, inclusive porque Vinícius Júnior foi expulso da partida, os dirigentes espanhóis temem que a onda racista macule a imagem do futebol da Espanha. A Real Federação Espanhola de Futebol, inclusive, criou a campanha “Racistas, fora do futebol” e espera que esta mensagem se espalhe ainda mais, após o duelo no Santiago Bernabéu. (Jogada 10)