O que era esperado, aconteceu.  Nesta quinta-feira, pela 13ª rodada das Eliminatórias da América do Sul, na Arena do Corinthians,  o Brasil  sofreu diante da boa marcação da Colômbia. Mas venceu por 1 a 0, gol de Paquetá, e está classificado antecipadamente para a Copa do Mundo do Qatar.

O Brasil, líder disparado, chegou aos 34 pontos. Assim, abriu 18 pontos para Chile (4º) e Colômbia (5º). Como restam apenas mais 15 pontos em jogo (cinco rodadas), a Seleção terminará pelo menos na quarta posição. E o G4 garante um lugar no Mundial. Será a 22ª Copa do Brasil, única seleção em todos os  Mundiais na história.

Neymar parte para o ataque e é marcado por Barrios – Lucas Figueiredo/CBF

Primeiro tempo

Etapa bem disputada, mas com poucas chances reais. A Colômbia buscando o atacante zapata em velocidade e com Cuadrado criando muito, chegou a assustar o Brasil, que demorou para se encontrar, o que ocorreu depois dos 20 minutos. Isso a partir do momento em que: Raphinha e Jesus ficaram mais nos flancos; Neymar voltou para buscar o jogo; e Paquetá atuou mais centralizado. Assim, o Brasil conseguiu dominar as ações e passar a finalizar com perigo. A melhor chance foi um passe de Raphinha para o lateral-direito Danilo entrar na área e chutar na trave de Ospina. Teve também uma cabeçada de Marquinhos que passou raspando.

Segundo tempo

Tite voltou com Vinícius Junior no lugar do volante Fred, já que não havia a necessidade de dois xerifões (Casemiro dava conta). O Brasil foi mais incisivo e chegou ao gol numa ótima jogada. Marquinhos se antecipou roubando uma bola no meio de campo e tocou para Neymar. O 10 deu um único toque encontrando Paquetá, que também de primeira fez 1 a 0. No fim, o Brasil quase marcou com Vini Júnior em passe de Neymar e com Antony. Mas o 1 a 0 bastou. Que venha a Copa!

Como fica?

O Brasil chega aos 34 pontos, agora com 11 vitórias e um empate nas 12 partidas que disputou. Já a Colômbia se complica – fica em quinto, com 16 pontos, mas pode ser ultrapassada pelo Uruguai, que enfrenta a Argentina nesta quinta.

Que campanha!

Esta foi a 50ª vitória de Tite no comando da Seleção: também teve 12 empates e cinco derrotas no período. Já nas Eliminatórias, o Brasil de Tite tem agora uma invencibilidade de 24 jogos: 12 nas atuais, mais 12 nas prévias da Copa de 2018.

Neymar em ação na partida entre Brasil x Colômbia

Neymar em ação na partida entre Brasil x Colômbia (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

BRASIL 1X 0 COLÔMBIA

13ª rodada das Eliminatórias da América do Sul
Data: 11/10/2021.
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP).
Público: 22.080
Renda: R$ 7.111.200,00
BRASIL: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Fred (Vinicius Júnior,  no Intervalo) e Paquetá (Fabinho, aos 41′ do 2ºT) ; Gabriel Jesus (Matheus Cunha, aos 18′ do 2ºT), Raphinha (Antony, aos 18′ do 2ºT)  e Neymar. TEC: Tite.
COLÔMBIA: Ospina; Muñoz (James Rodríguez, aos 32′ do 2ºT), Davinson Sánchez,  Tesillo  e Mojica (Cuéllar, aos 9 do 2ºT) ; Barrios (Muriel, aos 33′ do 2ºT), Lerma, Cuadrado e Moreno; Diaz (Roger Martínez, aos 21′ do 2ºT) e  Zapata (Borja, aos 20′ do 2ºT) . TEC: Reinaldo Rueda.
Gol: Paqueta, aos 26′ do 2ºT (1-0)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI).
Auxiliares: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI).
Cartões amarelos: Fred, Casemiro, Neymar, Vinicius Junior (BRA); Mojica, Barrios, Cuadrado (COL) (Jogada 10)