Emoção do começo ao fim. O duelo deste sábado (19) no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, foi melhor para os donos da casa. Em jogo válido pela 11ª rodada do Brasileirão, o Bragantino mostrou superioridade desde o início da partida e venceu o Ceará por 4 a 2 e interrompeu um jejum de vitórias que durava um mês. De quebra, o Massa Bruta ainda deixou a lanterna da Série A. Léo Ortiz, Bruno Tubarão, Alerrandro e Lucas Evangelista marcaram para os paulistas. Vinícius e Wescley descontaram para o Vovô.

Primeiro tempo

O Bragantino começou dominando o Ceará desde o primeiro momento. Aos 3 minutos, a jogada ensaiada começada no escanteio resultou no gol de Léo Ortiz. Mais efetivo na marcação e nas ações ofensivas, o Massa Bruta fechou os espaços e encontrou um Ceará desorganizado. Aos 20′, em boa chegada ao ataque, a bola sobrou nos pés de Vina, que não desperdiçou e empatou. Apesar do marcador igual, o time de Maurício Barbieri não demorou para pular na frente dois minutos depois. Aproveitando o rebote de Fernando Prass, Bruno Tubarão deixou os paulistas novamente na frente. O Vovô até tentou boas jogadas principalmente em bola parada, mas esbarrou em um Júlio César inspirado. Aos 44′, Alerrando recebe bom passe de Tubarão e amplia o placar.

Segundo Tempo

O Ceará começou melhor e mais organizado, e chegou a ameaçar com Cléber e Leandro Carvalho. Minutos depois, o Bragantino cresceu na partida e explodiu a trave com Alerrando. Exatamente um minuto depois, Lucas Evangelista ficou sozinho cara a cara com Fernando Prass e mandou por cima do goleiro. Com a vantagem no placar, o Massa Bruta relaxou e viu o Vovô crescer na partida, principalmente com a entrada de Felipe Silva e Wescley. O camisa 39 ainda diminuiu para o Alvinegro, mas não foi suficiente para impedir a derrota do time.

Enfim, a vitória

Exatamente um mês. Esse foi o tempo que o Bragantino ficou sem vencer na Série A. Com a goleada sobre o Ceará, o Massa Bruta volta a triunfar no Brasileirão depois de ter vencido o Fluminense em 19 de agosto.

Pesou o desgaste

Ceará é um dos times do Brasil que mais atuou após a retomada do futebol, e a equipe sentiu o desgaste. Na derrota para o Bragantino, o Vovô voltou a sofrer quatro gols. Isso não acontecia desde o 4 a 1 para o Flamengo, no Maracanã, em 27 de novembro do ano passado.

Situação na tabela

Com o resultado, o Bragantino sai da lanterna e vai para a 16ª posição, com 10 pontos. O time ainda pode voltar ao Z-4 com o complemento da rodada. O Ceará, por sua vez, fica com 13 pontos e cai para a 10ª colocação.

Próximos confrontos

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo (27), em jogos válidos pela 12ª rodada do Brasileirão. O Bragantino visita o Vasco em São Januário às 11 horas. Às 18h15, o Ceará recebe o Goiás na Arena Castelão. O Vovô ainda tem o compromisso contra o Brusque pelo duelo da volta da quarta fase da Copa do Brasil na quarta-feira (23), também na Arena Castelão. A partida será às 21h30. No primeiro confronto, o Alvinegro venceu por 2 a 0. (Globo Esporte)