O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), disse que o retorno de 18 dos 22 parlamentares que concorreram à reeleição é sinal de que o Legislativo mudou a imagem perante a sociedade.
“Eu avalio como positiva para Assembleia, porque foi inédito o retorno. Voltaram 18, isso dá quase 82%. Isso significa que a Assembleia está muito bem avaliada”, afirmou ele, nesta semana, em conversa com a imprensa.
Em termos de comparação, nas eleições de 2018, a renovação no Parlamento estadual foi de 58%, tendo somente 9 deputados foram reeleitos.
Já nesta eleição, a mudança nas cadeiras correspondeu a 25%, com somente 6 novos nomes eleitos. Além disso, os dez candidatos mais votados foram deputados que buscavam a reeleição.
“A Assembleia apagou aquela imagem ruim que vinha do passado. Acabou aquela imagem que a população tinha dos deputados, por isso que renovava muito. Agora, não”, afirmou.
“Teve uma nova Assembleia, uma nova identidade com a população, uma Assembleia independente, que discutiu com responsabilidade todos os projetos aqui. Isso foi entendido pela população”, avaliou.
Reprovados
Não conseguiram se reeleger no domingo os deputados Xuxu Dal’Molin (União), João Batista (PP), Luis Gimenez (PSD) e Delegado Claudinei (PL).
Outros dois parlamentares, Allan Kardec (PSB) e Ulysses Moraes (PDT) disputaram para deputado federal, mas não tiveram sucesso.
Fonte: MidiaNews