O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), recebeu a comenda Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. A honraria aconteceu no dia do patrono dos Corpos de Bombeiros do Brasil, aniversário de Dom Pedro II, nascido em 02 de dezembro de 1825, que assinou o Decreto Imperial 1.775, criando o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, sendo o primeiro do Brasil.
“É uma satisfação receber essa comenda. E, sem dúvida nenhuma, é uma instituição que temos que dar todo apoio possível. São homens que estão ali para salvar vidas. Garantimos a eles que vamos ajudar a construir a sede na região do Centro Político Administrativo (CPA). Vamos garantir recursos para isso”, disse o presidente Botelho.
Com tropa composta por 1.351 integrantes, dispostos em sete comandos regionais, atuando em 22 municípios, a corporação comemora avanços com a conquista de um terreno doado pelo governo do estado, no Centro Político Administrativo, para a construção da sede própria, que terá apoio dos poderes, inclusive da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Na oportunidade, o governador Mauro Mendes (DEM) ressaltou a importância da instituição, que completa 55 anos de relevantes serviços prestados em Mato Grosso. “Hoje entregamos às mãos do coronel Alessandro Borges a escritura do terreno onde iremos, nos próximos anos, edificar a sede própria do Corpo de Bombeiros. Por mais que tenha 55 anos, ao longo de todos esses anos sempre esteve em sedes alugadas, mudando de um lugar para outro. Então, como forma de reconhecer o importante trabalho que presta para Mato Grosso, iremos envidar todos os esforços possíveis para que possamos construir essa sede própria para melhorar sua capacidade de melhorar os serviços para o estado”, afirmou o governador, ao acrescentar que a Assembleia Legislativa, assim como os demais poderes, poderá ser parceira na construção desse empreendimento.
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel Alessandro Borges, o evento representa muito à corporação.
“Neste ano completamos 55 anos de criação e 25 anos de emancipação da Polícia Militar. Aqui, hoje, comemoramos a formatura, promoções e término de cursos, no dia do patrono Dom Pedro II. Recebemos um grande presente, que é a escritura do terreno do estado para o Corpo de Bombeiros e também o apoio da Assembleia Legislativa, para começar a construção a partir do ano que vem. O presidente Eduardo Botelho já disse que vai apoiar a construção com recursos da Assembleia Legislativa, o doutor Mauro Zaque também disse que vai disponibilizar recursos do Ministério Público, assim como o governador do estado. Acredito que ano que vem teremos um posto atendendo 24 horas por dia aqui nessa região”, afirmou o coronel, ao destacar as promoções como dia muito importante aos militares e seus familiares.
A nova sede será no Centro Político Administrativo, terreno ao lado do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).