Os candidatos a Prefeitura de Cuiabá, deputados estaduais Eduardo Botelho (União) e Lúdio Cabral (PT), questionaram o resultado da pesquisa realizada pelo instituto Futura e divulgada pela Exame, disponibilizado na última terça-feira (13), mostrando o deputado federal Abílio Brunini (PL) a frente com número expressivo.
Conforme a pesquisa, Abílio tem 31,8% das intenções de votos, em um empate técnico com Botelho de 31,5%, logo em seguida, Lúdio está com 20%, ficando em terceiro lugar.
O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT) disse que não se preocupa com o resultado das pesquisas eleitorais e questionou a credibilidade do instituto.
“Eu não me preocupo com pesquisa, nem com as que me colocam lá na frente como são a grande maioria. Eu acho que cada um tem que fazer o seu trabalho e eu tenho certeza que nós temos sido bem recebidos, estamos sendo bem aceito, então eu não vejo preocupação nenhuma nesse tipo de pesquisa”, afirmou Botelho.
Lúdio Cabral também comentou o resultado da pesquisa que o colocou em 3° lugar, fora de um eventual 2° turno. O parlamentar disse que não cabe a ele questionar, mas afirmou que as pesquisas que ele teve acesso mostram um empate técnico “rigoroso” entre os três candidatos.
“Não cabe a mim questionar qualquer tipo de pesquisa porque cada uma tem uma metodologia, tem uma mostra, tem uma margem de erro, tem alguém que contrata a realização daquela daquela pesquisa. O que eu posso dizer é que o que orienta o nosso caminho são outras pesquisas que trazem outros números diferentes de todos aqueles que têm sido apresentados nas últimas semanas e que falam de um rigoroso empate técnico entre os três primeiros candidatos”, comentou Lúdio.
Outros parlamentares também comentaram o resultado da pesquisa. O deputado Júlio Campos (União) destacou que não conhece o instituto, que deve ter sido criado de última hora e que aguardará as pesquisas de institutos que têm “mais história” na política mato-grossense. Campos ainda fez um desafio.
“Se você sair na rua, vai, convido você agora, irmos à praça pública, eu e você, você vai fazer uma pesquisa. O Botelho tem no mínimo 10 pontos a mais do que qualquer outro candidato. Seja ele Abilio ou Lúdio”, desafiou Júlio.
O deputado Max Russi (PSB) também comentou a respeito e fez um alerta. Segundo presidente eleito da AL, a população precisa tomar cuidados com as pesquisas para não ser influenciada somente pelos números.
“A população tem que analisar, eu acho que o índice principal para a gente definir o nosso voto não pode ser pesquisa. Ela é uma é uma tendência, mas nós temos que definir nosso voto na qualidade do nosso candidato, no preparo do nosso candidato, é pensado como aquele candidato vai contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade, tanto para prefeito como para vereador, eu acho que a gente precisa nesse momento é que antecede a eleição, um momento importantíssimo, ouvir as propostas, participar dos debates e escolher os melhores candidatos”, afirmou Russi.
(Thiago Novaes – RDM Online)