Em conversa com os jornalistas nesta terça-feira (26), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (UB) , disse que recebeu diversas denúncias de prefeitos do interior de Mato Grosso desviando equipamentos entregues para a agricultura familiar para outras áreas e até mesmo para atender interesses políticos.
“Tem denúncia de vários municípios, não vou citar nome aqui, mas tem cidade que o prefeito desviou a máquina para coletar lixo, colocou a máquina para recuperar estradas, em outras só liberou para seus aliados políticos e por isso defendemos que isso precisa ser fiscalizados. As máquinas da agricultura familiar, precisam ser utilizadas exclusivamente para a agricultura familiar”, disse.
Segundo Botelho, o ex-secretário da pasta, Silvano Amaral(MDB) confirmou o fato de não adotarem critérios para a entrega dos maquinários, assegurando que a comissão irá trazer ‘equilíbrio’ para a pasta.
Desde o ano passado, o Governo já realizou quatro entregas de máquinas agrícolas, a mais recente ocorreu no mês passado, a um custo de R$ 103,7 milhões entre maquinários, equipamentos e insumos para infraestrutura e agricultura familiar.
Em especial, somente para a Agricultura Familiar, o aporte financeiro soma R$ 78,4 milhões, com benefícios que atingiram122 municípios.
No total, foram entregues 300 máquinas e equipamentos entre tratores, pás-carregadeiras, caminhões, motoniveladoras e plantadeiras.
Por conta disso, Botelho defende a criação de uma comissão para fiscalizar e acompanhar o uso das máquinas em Mato Grosso. “Hoje não tem critérios, entrega e fica lá no município e nós precisamos criar esses critérios para ter um meio para fiscalizar”, finalizou.