Deu Botafogo no clássico carioca contra o Flamengo, neste domingo (8/5), no Mané Garrincha, pela Série A do Brasileiro. Erison, aproveitando erro da defesa rival, fez o gol decisivo no início do segundo tempo: 1 a 0. O Botafogo fez um jogo inteligente e ainda contou com o goleiro Gatito muito inspirado, realizando defesas incríveis que evitaram gols do Rubro-Negro, que está cada vez mais em crise.

O jogo não foi realizado no Maracanã, pois o estádio está em troca de grama. Como o Flamengo era o mandante e o Botafogo não topou a troca de mando (o que levaria o jogo para o Nilton Santos) a opção foi realizar o duelo em Brasília. O público não decepcionou: 54.981. A vitória levou o Botafogo aos oito pontos, próximo do G4. O Flamengo, parado nos cinco pontos, está na metade inferior da tabela e com risco de se aproximar da zona de rebaixamento.

Primeiro tempo

Etapa animada, com o Botafogo criando a primeira oportunidade com Lucas Fernandes (em falha de Arão, mais uma vez na zaga do Flamengo). O Glorioso teve mais volume de jogo (53%) e mesmo número de finalizações (6), mas  ficou cadenciando  na intermediária.

Já o Flamengo passou a maior parte do tempo no ataque e criando as oportunidades mais perigosas, buscando o jogo pelos flancos, principalmente pela esquerda com Arrascaeta e Bruno Henrique, em cima de Sarávia. Por ali Arrasca cruzou para Gabi quase marcar de cabeça – Gatito salvou e a bola bateu na trave. Gabi perdeu uma chance em passe de Ayrton Lucas (entrara pouco antes no lugar de Filipe Luís, com dores na panturilha) e fez um gol – em passe de Everton Ribeiro – anulado pelo VAR.

Segundo tempo

O Flamengo continuou sempre incisivo e buscando Gabi, que quase marcou no primeiro minuto.  Aos três, Arrasca cobrou falta raspando. Mas, no minuto seguinte, Diego Gonçalves fez um lançamento que contou com falha de Arão Erison pegou, cortou David Luiz e mandou a bomba para o gol. Botafogo 1 a 0.

O jogo seguiu elétrico. O Botafogo mais fechado, mas perigoso em contra-ataques, o Flamengo desperdiçando chances. A entrada de Lázaro deu novo ânimo ao Flamengo, que buscou o ataque a todo custo, mas parando sempre nas defesas de Gatito, que teve atuação de Gordon Banks.

FLAMENGO 0 x 1 BOTAFOGO

5ª rodada da Série A Brasileiro
Data: 8/5/2022
Local: Estádio Nilton Santos, Brasília (DF)
Público presente: 54.981
Renda: R$ 4.800.370,00
FLAMENGO: Hugo; Isla (Rodinei, aos 16′ do 2ºT), Arão, David Luiz e Filipe Luís (Ayrton Lucas, aos 23′ do 1ºT); Andreas, Thiago Maia (João Gomes, aos 16′ do 2ºT)  e Arrascaeta; Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabi. Técnico: Paulo Sousa
BOTAFOGO: Gatito, Saravia (Hugo, aos 12′ do 2ºT), Cuesta, Kanu e Daniel Borges; Oyama, Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Romildo, aos 31′ do 2ºT); Gustavo Sauer (Diego Gonçalves, aos 27′ do 1ºT) , Sá, Erison (Matheus Nascimento, aos 31′ do 2ºT) e Victor Sá. Técnico: Luís Castro.
Gol: Erison, aos 4′ do 2ºT (0-1)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Bruno Boschila (PR) e Rafael da Silva (RS)
VAR: Daniel Bins (RS)
Cartões amarelos:  Andreas (FKA); Sarávia, Oyama, Luis Castro, Daniel Borges (BOT)