O Botafogo não sucumbiu à altitude de Quito e meteu a liderança do Grupo A da Sul-Americana na bagagem despachada para o retorno ao Rio de Janeiro. Afinal, na madrugada desta quarta-feira (7), no Casa Blanca, o Glorioso segurou o empate com a LDU por 0 a 0. Segue o líder! Honradez e, principalmente, altitude, fizeram o Glorioso sair de campo com um resultado positivo.
Os dois times se aproximam da classificação, somando nove pontos. O Mais Tradicional leva vantagem por ter marcado mais gols e depende apenas de si para passar em primeiro, sem precisar encontrar, em um playoff, os terceiros colocados da Libertadores.
No dia 29/6, o Botafogo, portanto, terá o apoio de sua massa, contra o Magallanes, no Estádio Nilton Santos, pela última rodada da chave. Já os equatorianos recebem o Cesar Vallejo, do técnico Loco Abreu, na mesma data.
GOL DA LDU PARECIA QUESTÃO DE TEMPO
A LDU concedeu ao Botafogo um pouco de liberdade para tocar a bola. Porém, o time da casa estava a todo momento no campo de ataque. Em resumo, o Glorioso, sem Tiquinho, não conseguiu criar nada. Então, a equipe equatoriana recuperava fácil a pelota e saía rápido em transição. Em 20 minutos, quase dez disparos contra o gol de Perri. Aliás, dois deles perigosíssimos. Os mandantes pareciam testar como o Alvinegro se saia diante dos quase 3 mil metros de altitude. O goleiro alvinegro defendeu um e contou com a sorte ao ver a conclusão passar, rasteiro, rente à trave. Os cariocas saíram para o intervalo no lucro.
BOTAFOGO MELHORA
O time de Luís Castro se soltou um pouco no segundo tempo. Adryelson, com passe de Eduardo, quase inaugura o placar na pequena área. Momentos depois, Luís Henrique obrigou o goleiro Domínguez a, enfim, trabalhar. O Botafogo brecava e tirava o ímpeto do primeiro tempo da LDU. No fim, Lucas Fernandes perdeu a chance de matar o jogo. E o time da casa passou a chutar novamente, Assim, Perri salvou o Mais Tradicional com uma defesa monumental.
LDU x BOTAFOGO
5ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana
Data e horário: 6/6/ 2023, às 23h (horário de Brasília)
Local: Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador
Gols:
LDU: Domínguez; Quintero, Mina, Rodríguez e Quiñónez (Ramírez, 33’/2ºT); Martínez, Piovi, Jhojan Julio (González, 33’/2ºT) e Alvarado; Angulo (Anangonó, 19’/2ºT) e Ibarra. Técnico: Luiz Zubeldía
BOTAFOGO: Perri, Rafael (Di Plácido, Intervalo), Adryelson, Cuesta e Hugo; Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Sauer (Fernandes, 37’/2ºT), Janderson (Júnior Santos, 19’/2ºT) e Sá (Luís Henrique, Intervalo). Técnico: Luís Castro.
Árbitro: Jose Argote (VEN)
Assistente 1: Alberto Ponte e Carlos Lopez (VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
Cartão Amarelo: Freitas, Rafael, Cuesta, Hugo, Júnior Santos (BOT) (Jogada 10)