Já garantido na semifinal, o Botafogo goleou o Volta Redonda por 5 a 0, na noite desta segunda-feira (7), no Estádio Nilton Santos, pela 10ª rodada do Campeonato Carioca. O Glorioso dominou as ações desde o início e não teve dificuldades para vencer. Joel Carli, Mezenga, Rikelmi e Erison, duas vezes, marcaram os gols da vitória alvinegra.

PRIMEIRO TEMPO

O Botafogo dominou o primeiro tempo. Nos primeiros 20 minutos, o Glorioso chegou a ter mais de 70% de posse de bola. Logo no primeiro minuto, Matheus Nascimento quase abriu o placar. Não demorou muito para o Alvinegro balançar a rede. Após cobrança de escanteio de Daniel Borges, Joel Carli subiu sozinho para marcar, aos nove. O zagueiro argentino quase fez outro, aos 18, novamente após escanteio do lateral-direito. Daniel, inclusive, também teve uma chance aos 12, mas o chute saiu pelo canto.

Após a parada técnica, o Volta Redonda ameaçou reagir. Lelê assustou aos 28 minutos, mas Carli bloqueou a finalização na hora certa. Nos acréscimos, Luiz Paulo quase empatou de cabeça. Mas apesar disso, o Botafogo esteve mais perto do segundo do que o Voltaço do primeiro. A movimentação na frente com Raí, Matheus Nascimento e Luiz Fernando foi um diferencial para o Alvinegro. Luiz Fernando quase ampliou aos 38, e Matheus Nascimento perdeu uma chance cara a cara com Vinícius Dias, aos 40.

Joel Carli marcou no jogo que se tornou o estrangeiro com mais jogos na história do Botafogo – Vítor Silva / BFR

SEGUNDO TEMPO

Na etapa final, a partida ficou morna. Com a vantagem no placar, o Botafogo diminuiu o ritmo e permitiu o Volta Redonda assustar. Alemão quase empatou aos 12 minutos, mas Gatito fez um milagre. O Glorioso respondeu com Luiz Fernando, aos 17, e Raí, aos 18, mas não teve sorte. No primeiro lance, o atacante caiu cara a cara com o goleiro Vinícius Dias, mas Júlio Amorim tirou a bola em cima da linha. Já no segundo, a trave salvou o Voltaço.

Após a parada técnica, o Volta Redonda sentiu o cansaço. O Botafogo aproveitou para controlar as ações e dar números finais ao jogo. Mais uma vez em cobrança de escanteio, Mezenga aproveitou o desvio de Barreto na primeira trave e, livre na segunda, ampliou o placar. Luiz Fernando quase fez o terceiro, aos 34, mas Vinícius Dias evitou. O goleiro do Voltaço, no entanto, nada pôde fazer na finalização de Rikelmi, aos 41, e nas de Erison, aos 45 e 47. Passeio alvinegro: 5 a 0.

CLASSIFICAÇÃO

Com a vitória, o Botafogo chegou aos 19 pontos e ultrapassou o Vasco, assumindo o terceiro lugar na classificação do Campeonato Carioca. Na próxima rodada, o Glorioso enfrenta o Audax Rio, domingo (13), às 18h (de Brasília), em local a definir. Já o Volta Redonda é o lanterna do estadual, com cinco pontos. Na última rodada, o Voltaço encara a Portuguesa, sábado (12), às 16h, no Luso-Brasileiro, precisando vencer para fugir da segundona.

BOTAFOGO 5 x 0 VOLTA REDONDA – 10ª RODADA DO CAMPEONATO CARIOCA
Data e hora: 07/03/2022, às 19h30
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Botafogo: Gatito Fernández; Daniel Borges (Vitor Marinho, min. 0’/2ºT), Kanu, Joel Carli (Mezenga, min. 0’/2ºT) e Jonathan Silva; Barreto, Kayque (Romildo, min. 25’/2ºT) e Raí (Juninho, min. 43’/2ºT); Luiz Fernando, Rikelmi e Matheus Nascimento (Erison, min. 41’/2ºT). Técnico: Lucio Flavio
Volta Redonda: Vinicius Dias; Júlio Amorim, Eduardo Grasson, Alemão e Luiz Paulo; Bruno Barra, Bruno Gallo (Evertton, min. 40’/2ºT) e Tinga (Romarinho, min. 24’/2ºT); Pedrinho, Lelê (Mattos, min. 24’/2ºT) e MV. Técnico: Wilson Leite
ÁrbitroFelipe da Silva Gonçalves Paludo
AuxiliaresDaniel de Oliveira Alves Pereira e Gabriel Conti Viana
Gols: Joel Carli, aos 9′ do 1ºT (1-0); Mezenga, aos 30′ do 2ºT (2-0); Rikelmi, aos 41′ do 2ºT (3-0); Erison, aos 45′ do 2ºT (4-0); Erison, aos 47′ do 2ºT (5-0)
Cartões amarelos
: Matheus Nascimento, Kayque e Kanu (BOT); Bruno Barra, Tinga, Luiz Paulo e Júlio Amorim (VOL)
Cartões vermelhos
: –
Público: 1.402 pagantes (1.523 presentes)
Renda
: R$ 44.904 (Jogada 10)