Com uma ampla vitória por 5 a 2, na tarde deste domingo (9), o Botafogo despachou o Audax e garantiu o título da Taça Rio, encerrando assim sua participação no Campeonato Carioca de 2023. De quebra, o Glorioso também garantiu uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem, um prêmio para o torneio de consolação para as equipes que ficaram fora do ‘G-4’ do Estadual. Lucas Fernandes e Gustavo Sauer, com dois gols cada um, e Philipe Sampaio deram o triunfo ao Bota, com Romarinho e Julinho, por outro lado, descontando para o Audax.
Com um time quase todo reserva, o Botafogo foi para cima do Audax e quase abriu o placar em chute de Raí, bem defendido por Leandro. Mas o Glorioso mostrou que queria resolver logo a parada e teve sucesso. Primeiro, Matheus Nascimento chutou na trave e Lucas Fernandes pegou o rebote para abrir o placar. Posteriormente, Lucas voltou a aparecer quando Rafael cruzou na medida para ele bater de chapa e fazer o segundo gol. Então, o Audax reagiu, quando Romarinho aproveitou cruzamento de Lucas Mota e só escorou para a rede. Mas o Glorioso voltou a marcar através de Gustavo Sauer, que recebeu de Marlon Freitas e soltou uma bomba, de longe, fazendo um golaço.
O domínio alvinegro era, de fato, enorme. A ponto do Glorioso diminuir um pouco o ritmo na segunda etapa. Assim, o Audax procurou aproveitar e encostar novamente no placar, após cruzamento de Paulo Henrique e gol de Julinho. Entretanto, o Botafogo era bem mais forte e Gustavo Sauer voltou a aparecer: em linda jogada, ele passou por três adversários e chutou, mas o goleiro Leandro falhou e deixou a bola passar. E ainda havia espaço para mais: com o jogo já definido, Marçal cruzou e Philipe Sampaio cabeceou para aumentar e fazer tudo virar, assim, uma grande goleada. Era, portanto, a confirmação da oitava Taça Rio da história alvinegra, ainda que numa circunstância menos luxuosa que as anteriores.
BOTAFOGO 5×2 AUDAX – 2º jogo da final da Taça Rio
Data e Horário: 09/04/2023, às 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Público: 1.484 pagantes (1.810 presentes)
Renda: R$ 43.912,00
BOTAFOGO: Lucas Perri; Rafael (Daniel Borges, 24’/2ºT), Philipe Sampaio, Luis Segovia e Hugo (Marçal, 24’/2ºT); Marlon Freitas (Danilo Barbosa, 20’/2ºT), Lucas Fernandes e Raí; Gustavo Sauer (Carlos Alberto, 28’/2ºT), Matheus Nascimento e Luis Henrique (Victor Sá, 20’/2ºT). Técnico: Luís Castro.
AUDAX: Leandro; Lucas Mota, Igor, Thomás Kayck e Kaio Cristian (Julinho, intervalo); Diego Miticov (Jackson Caucaia, 20’/2ºT), Romarinho (Keverton, 33’/2ºT), Clisman (Paulo Henrique, 44’/1ºT) e Vinícius; Pablo Thomaz (Raphael Lopes, 33’/2ºT) e Emerson Urso. Técnico: Júnior Lopes.
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Assistentes: Lilian da Silva Fernandes Bruno e Fabiana Nóbrega Pitta
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Cartões amarelos: Philipe Sampaio (BOT); Diego Miticov (AUD)
Gols: Lucas Fernandes, 12’/1ºT (1-0); Lucas Fernandes, 19’/1ºT (2-0); Romarinho, 31’/1ºT (2-1); Gustavo Sauer, 43’/1ºT (3-1); Julinho, 7’/2ºT (3-2); Gustavo Sauer, 20’/2ºT (4-2); Philipe Sampaio, 31’/2ºT (5-2)