O Botafogo apresentou, na tarde desta terça-feira, o técnico argentino Ramón Díaz, de 61 anos, no estádio Nilton Santos. O treinador assume o time em uma situação delicada, na zona de rebaixamento. Mas em sua primeira entrevista coletiva prometeu mudanças rápidas na postura da equipe, já na próxima partida, contra o Bragantino.
– Na segunda vão ver algo diferente. Espero que os jogadores entendam como vamos jogar taticamente rapidamente e os resultados que precisamos alcançar. Temos confiança no jogadores. Sabemos que o clube está passando por situação que está na zona de rebaixamento, mas tem bons jogadores, tem tudo para sair da situação. Com o trabalho de todos, vamos adiante – disse o técnico.
Desde que foi contratado, na última semana, Díaz analisou algumas situações do Botafogo e pretende fazer alterações táticas na formação.
– Na última partida com o Bahia vi que o Botafogo tinha possibilidade de ganhar e também de perder, foi o que aconteceu. Algumas coisas vamos trocar na parte tática, no treinamento e tratar de que o grupo entenda rapidamente a proposta. No Botafogo me parece que a parte defensiva é jovem, muito rápida, os laterais atacam. Vamos mudar algumas coisas táticas. Mas o que mais me agrada é que temos juventude. Podemos usar a dinâmica – analisou o Díaz.
O novo técnico do Botafogo desembarcou no Rio na madrugada de domingo, mas terá de se ausentar do Brasil antes mesmo de estrear. O argentino vai viajar para realizar um procedimento cirúrgico e deverá ficar afastado por pelo menos dez dias.
Ramón Díaz recebeu a notícia no início desta semana, e a indicação foi de que precisava realizar a cirurgia o mais rápido possível. O procedimento é considerado simples e será feito fora do Brasil por um médico de confiança do técnico.
No período em que estiver fora, o time será assumido por sua comissão técnica, encabeçada por seu filho e auxiliar Emiliano Díaz.
O treinador só deverá estrear à beira do campo diante do Fortaleza, no dia 22 de novembro, pela 22ª rodada do Brasileirão. O jogo será às 18h15 no Nilton Santos.
VEJA OUTROS TEMAS ABORDADOS PELO TREINADOR:
O que fazer para sair da zona de rebaixamento?
A equipe precisa entender que cada ponto é importante. Vamos tratar que a equipe tenha outra mentalidade, outro ritmo, outra agressividade. Já estou falando com os jogadores, vamos trabalhar para que mostrem isso nas partidas.
Afastamento para cirurgia
Sobre a saúde, estou bem. Mas preciso fazer uma pequena intervenção. Mas vou voltar rapidamente.
Uso de tecnologia nos treinamentos
A tecnologia é fundamental. O clube tem tecnologia em alto nível, isso vai nos ajudar muito. Tenho muitos ajudantes que trabalharam em seleções, times, na Ásia. É fundamental para o que pretendo fazer. Para entender a característica de nossos jogadores e dos outros.
Por que trabalhar no Brasil
Tenho muita atração pelo futebol brasileiro. Já estive no Brasil para jogar Libertadores. Me agrada o estilo que jogam aqui. Mas vou tentar implantar nosso estilo e acredito que tenho muito a ganhar.
Postura que espera do time
Os jogadores precisam mostrar um espírito diferente. Saber atacar, defender. Saber que estão em um clube grande. Precisamos ser bem práticos e simples neste início. O Botafogo é grande, tem uma grande torcida. Tem que ser protagonista no futebol brasileiro, porque é uma equipe grande. (Globo Esporte)