Um ato de bravura de um bombeiro militar, chamou a atenção da população e está dando muito o que falar em Blumenau (SC), após uma perseguição cinematográfica. O bombeiro, identificado por cabo Glaciano Galende ajudou a deter o suspeito de furtar uma bicicleta na Rua Floriano Peixoto por volta das 10h20 da última sexta-feira (24), após uma correria que foi registrada por várias câmeras da região central.
Tudo começou quando, ao ouvir o alerta de populares com o tradicional grito de ‘pega ladrão’, o bombeiro saiu à pé atrás do suspeito que dava pedaladas cada vez mais rápidas e ia se distanciando. Mas a obstinação do cabo foi surpreendente. No trajeto, um carro com carroceria deu carona ao bombeiro que continuou sua busca ao criminoso.
Próximo do Hospital Santa Isabel, o militar pulou em cima do ladrão com a bicicleta e eles pararam no chão. Então, deu voz de prisão como prevê o artigo 301 do Código de Processo Penal brasileiro.
Uma sequência de vídeos registrados por câmeras de vigilância das ruas do centro, mostram parte da perseguição, incluindo o momento em que o bombeiro consegue carona na carroceria de um veículo.
Veja o vídeo da perseguição
A Polícia Militar foi acionada e conduziu o homem, de 45 anos, à central de polícia para os procedimentos legais. Segundo a vítima, uma mulher de 37 anos, a bicicleta tem o valor aproximado de R$ 1.200 e pertencia ao irmão dela que trabalha como vigilante. Foi devolvida à dona.
Por sua atitude exemplar de não desistir da missão apesar das dificuldades, o cabo Galende foi muito elogiado pela população de Blumenau e pelos companheiros do Corpo de Bombeiros. O ato de bravura do militar foi muito compartilhado nas redes sociais em Santa Catarina.