Baseada no livro homônimo da Bíblia, a produção tirou alguns pontos do ‘Jornal Nacional’ e de ‘A Força do Querer’ na Grande São Paulo, principal área de aferição do Ibope. Esses dados influenciam a distribuição de verbas publicitárias dos grandes anunciantes.
Na RecordTV, a expectativa é de que ‘Gênesis’ possa repetir o fenômeno de público de ‘Os Dez Mandamentos’ (2015/2016), o folhetim bíblico que impôs sucessivas derrotas à rival Globo no horário mais nobre e caro da televisão brasileira. Chegou a ficar 10 pontos na frente da emissora carioca.
‘Os Dez Mandamentos’ começou tímida: só conseguiu a média inicial de ‘Gênesis’ no quarto mês de exibição. A partir daí teve ascensão rápida e chegou a marcar média semanal de 24 pontos na etapa final. Importante considerar que, na época, a Globo tinha uma novela problemática no ar, ‘A Regra do Jogo’.
Tão importante quanto os números é o efeito psicológico. ‘Gênesis’ fez as redes sociais e o ‘boca a boca’ falarem mais da RecordTV. Essa repercussão – com ênfase na eventual ameaça à poderosa Globo – se torna valioso marketing viral.
Como se sabe, o canal da família Marinho possui incontáveis fãs, mas também numerosa torcida contra. As vitórias de ‘Os Dez Mandamentos’ sobre a concorrente eram festejadas na internet e garantiram espaço privilegiado para a Record na mídia.
Após uma série de novelas ‘mornas’ nos últimos anos, um novo frenesi é tudo o que precisa a emissora do bispo Edir Macedo. Resta verificar se ‘Gênesis’ resistirá às emoções da fase final da reprise de ‘A Força do Querer’ e do retorno de ‘Amor de Mãe’, que terá os 23 capítulos da segunda temporada exibidos a partir de março. (Terra)