O deputado federal por Mato Grosso, Carlos Bezerra (MDB), fez duras críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em relação a compra de insumos com a China para produção de vacina contra a Covid-19. O chefe do Estado tem colocado em cheque a credibilidade do país oriental.

“Isso é uma loucura, irresponsabilidade total. Não tem cabimento um negócio desse. A china hoje se tirar o fôlego do Brasil, o país quebra. A China é a principal parceira comercial do Brasil”, disse o parlamentar.

Para Bezerra, a forma que o governo federal atua com relação a pandemia é uma”insanidade”. “O que eles [governo federal] estão fazendo é uma insanidade, inclusive quanto ao agronegócio, que depende essencialmente do outro país. Então é uma coisa inexplicável. Uma irresponsabilidade que não tem explicação”, ressalta Bezerra.

O governador Mauro Mendes (DEM) defendeu relações mais diplomáticas entre Brasil e China. Mendes, no entanto, fugiu de polêmicas envolvendo o presidente Jair Bolsonaro que não tem sido o maior entusiasta dos chineses.

“A relação internacional cabe ao governo Federal. A mim cabe esse campo do Estado, estabelecer a melhor relação possível, tanto com o Governo Federal, estaduais e internacionais. Então não pretendo jogar a culpa no nosso presidente. Como cidadão tenho minhas opiniões, mas como governador, tenho que cuidar do nosso Estado e preservar nossas relações”, defendeu.