O Cuiabá mostrou que está vivo na luta contra o rebaixamento. Num jogo de poucos erros, o Dourado venceu bem o São Paulo por 2 a 0 na noite deste sábado, na Arena Pantanal, pela 29ª rodada do Brasileirão. Em entrevista coletiva depois da partida, Bernardo Franco considerou o triunfo merecido pela atuação de sua equipe.

– Demonstramos mais uma vez que dentro de casa somos fortes, 66% de aproveitamento em casa a partir da minha chegada. Isso demonstra que aqui podemos reverter essa situação, com o apoio da nossa torcida. No que depende de nós, vamos lutar até o final, mantendo sempre uma equipe organizada, competitiva, fomos assim do início ao fim do jogo e por isso merecemos a vitória.

O comandante auriverde optou por mudar o esquema e levou a campo um sistema com três zagueiros. Ele explicou a escolha pela entrada de Bruno Alves (autor de golaço de bicicleta) e deu a entender que o momento de alguns jogadores pesou na decisão.

– Essa mudança de plataforma tática também tem a ver com o adversário, mas a gente analisa bastante a nossa equipe, as características dos nossos atletas, entende aqueles que podem nos ajudar a cada jogo em busca da vitória. Optamos por entrar com três defensores pra fortalecer também a nossa bola parada ofensiva e defensiva, inclusive fizemos um gol oriundo de bola parada. Além disso, também controlar bastante a largura, sabíamos que eles viriam com jogadores de lado de campo com o pé invertido, tentando flutuar entrelinhas.

– Conseguimos jogar de maneira bem compacta, sendo agressivos, negando espaços e controlamos o jogo. Fomos seguros, não sofremos. São seis jogos, três sem tomar gols. 50% dos jogos sem tomar gols, isso mostra a solidez do trabalho e nos aproxima da vitória. Desde a minha chegada, um dos objetivos é ter solidez defensiva. Controlamos bem um adversário dificílimo e com o poder de investimento altíssimo, mas que hoje não conseguiu impor o seu ritmo. Foi uma uma vitória merecida da nossa parte.

Bernardo também explicou a ausência do atacante Derik Lacerda, que treina separado do restante do elenco.

– Optamos por trazer os jogadores que estavam mais aptos, mais sintonizados e que estão mais compromissados com o jogo de hoje, haja visto que fizemos uma grande partida e merecemos a vitória do início ao fim. É uma situação que está sendo tratada de maneira interna, nós vamos trabalhar com o elenco que nós temos à disposição, todos são importantes. Mais uma vez demonstramos que o nosso plano de jogo foi muito bem montado e que os jogadores que estavam aqui era os jogadores necessários para que a gente pudesse sair daqui com uma grande vitória como saímos.

Apesar da vitória, o Cuiabá segue na penúltima colocação do Brasileirão, mas diminuiu a distância para deixar a zona de rebaixamento. Agora tem 26 pontos, a quatro do Fluminense, primeiro time fora do Z-4.

O calendário tem pausa para a Data Fifa, e o próximo compromisso do Dourado será no dia 18, contra o Atlético-GO, às 18h (de MT), no Antônio Accioly, pela 30ª rodada. (GE)