Visando assegurar o direito das pessoas, em situação de risco social, aos auxílios financeiros repassados pelo Governos Federal (Auxílio Brasil) e Estadual (SER Família) e cumprindo determinação do prefeito Kalil Baracat, a Secretaria de Assistência Social preparou um esquema de atendimento até a data de 11 de novembro, nova data definida pelo Governo Federal para o recadastramento dos atuais beneficiários ou cadastramento de novos beneficiários que devem cumprir os requisitos da lei.
A notícia de que teriam o Cadastro Único ou CadÚnico, excluído, caso não fizessem até esta sexta-feira (14), a atualização no sistema, fez com que muitas famílias procurassem a sede da Secretaria de Assistência.
“O prefeito Kalil Baracat, nos recomendou atenção redobrada no atendimento das pessoas para garantir que o direito, dessas pessoas, esteja assegurado”, frisou a secretária Ana Cristina Vieira.
Um desses exemplos foi da dona de casa Patrícia Cristina de Almeida, moradora do bairro Nova Esperança que, mesmo tendo atualizado o seu cadastro no ano passado, resolveu buscar informações sobre essa questão. “Eu fiquei confusa com a notícia, daí resolvi vir à sede da secretaria para certificar os meus dados cadastrais. Essa ajuda financeira fortalece o nosso poder de compra de alimentos no final de mês, daí a necessidade desse recebimento”, comentou.
Já Gonçalina de Miranda, moradora do bairro Jardim Panorama, deixou de receber por dois anos o benefício, mas realizou o cadastramento e voltou no ano passado a receber o auxílio financeiro. “No ano passado não atualizei o cadastro e agora resolvi revisar meus dados para não perder esse benefício, importante para a manutenção da minha família”.
De acordo com a coordenadora do CadÚnico, Aliny Almeida, em Várzea Grande, 71 mil famílias estão inseridas no Cadastro Único e destas 51 mil estão com atualização dos dados cadastrais em dia.
“Essas 21 mil famílias precisam estar atentas e evitar que tenham seus benefícios suspensos”, disse Ana Cristina, lembrando ainda que a tendência é ampliar para novos inscritos, pois foram criados benefícios como o Auxílio Caminhoneiro.
Ela destacou ainda que a Secretaria de Assistência Social realiza sempre uma busca ativa das famílias que estão há mais de dois anos sem fazer a atualização para que possam atualizar os dados e as informações que se fizerem necessárias. “Muitos deixam de comunicar a mudança de endereço e telefone o que inviabiliza a busca ativa, e só procuram as unidades sociais quando ocorre a suspensão ou bloqueio do benefício, por isso a importância de estarem com os dados cadastrais devidamente atualizados”.
Devido aos impactos da pandemia da Covid-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral. Neste ano, apenas as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocados para atualizar os dados no Cadastro Único. As famílias que atualizaram os dados no ano de 2018 ou 2019 serão convocados nos próximos anos.
Como explica a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, o Cadastro Único ou CadÚnico é o sistema de dados usado pelo governo federal para fazer a inclusão ou exclusão de pessoas em programas sociais de auxílio financeiro. “Um dos critérios para o recebimento de benefício, como o auxílio Brasil, é justamente estar devidamente cadastrado. As famílias devem estar atentas a atualização do sistema, que deve ser feita a cada dois anos. Se houver alguma mudança de endereço, telefone ou situação social às famílias devem procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social de seu bairro para fazer a atualização cadastral”.
Quanto ao risco de perder o benefício, reforça a secretária, é apenas para as pessoas que estão desde 2016 sem fazer a atualização das informações cadastrais. “O Ministério da Cidadania havia definido esta sexta-feira como o prazo final para a atualização cadastral dessas pessoas que estão desde este período em falta com as informações cadastrais, porém na noite de ontem prorrogou novamente o prazo para a revisão de dados das famílias inscritas no CadÚnico e que se encontram nesta situação”.
A gestora lembrou ainda que as famílias que realizam anualmente a revisão dos dados cadastrais, não necessitam se deslocar aos CRAS para fazer a atualização. “Somente quem estiver há mais de cinco anos sem atualizar o cadastro deve procurar uma unidade do CRAS ou a sede da secretaria para resolver essa pendência”.