A seleção brasileira masculina de basquete segue invicta nas eliminatórias da Copa América. Nesta sexta-feira, o time comandado por Alexandar Petrovic bateu o Panamá por 77 a 71, em Buenos Aires, e segue sem perder no grupo B. O destaque da partida foi o armador Caio Pacheco, que fez sua estreia na seleção adulta e terminou como cestinha do Brasil, com 17 pontos.
O Brasil tem apostado na renovação de seu elenco e iniciou a partida com Yago, Lucas Dias, Gui Carvalho, Rafael Mineiro, e Georginho. Já a equipe panamenha teve o quinteto inicial com Luzcando, Gaskins, Oglivie, Bishop Jr e Mitchell.
O jogo
O placar foi aberto pelos panamenhos, e o primeiro quarto teve as duas equipes errando muitos arremessos, especialmente os chutes de três. A pontuação esteve equilibrada, mas com os brasileiros na frente. Com duas bolas de três de Gaskins, o Panamá passou à frente no placar e com 9 a 13, Petrovic parou o jogo e pediu ao time que não queimasse tantas jogadas com bolas de três. O Brasil acelerou o jogo e empatou em 13 pontos e passou à frente, encerrando o primeiro quarto com 19 a 13.
Lucas Mariano abriu o segundo quarto com uma bela bola de três pontos, mantendo o Brasil à frente. O Panamá seguiu como no primeiro quarto, insistindo nas bolas de longe e encostando no placar. Os brasileiros voltaram a abrir, e com 28 a 22 foi a vez de Jose Gomez pedir tempo. Os brasileiros erraram alguns arremessos e permitiram que os rivais encostassem novamente no placar.
Faltando 40 segundos para o fim do quarto, Lucas Mariano cometeu falta em Gaskins, que converteu os dois pontos quando o Brasil liderava por 38 a 34, forçando Petrovic a pedir tempo novamente. Gaskins converteu o lance livre e Gomez parou o jogo com 40 a 35, e foi assim que ficou o placar no primeiro tempo. Gui Carvalho foi o maior pontuador do Brasil no primeiro tempo, com 8 pontos, enquanto Gaskins foi o cestinha, com 13 para o Panamá.
Gui Carvalho foi um dos destaques do Brasil contra o Panamá — Foto: Divulgação/FIBA
Georginho abriu o placar do terceiro quarto, que teve início com as duas equipes trabalhando melhor defensivamente. Os panamenhos encostaram no placar com o Brasil mantendo apenas um ou dois pontos de vantagem. Lucas Dias converteu bela bola de três, aliviando em 48 a 43 para os brasileiros. Petrovic parou o jogo faltando menos de quatro minutos para fim do período. Caio Pacheco converteu dois pontos e conseguiu uma falta importante: 51 a 45 para o Brasil. Os brasileiros continuaram crescendo no fim do quarto, e encerraram o terceiro quarto com 57 a 45.
O Brasil voltou ligado para o último período, abrindo boa vantagem de 64 a 47, com destaque para as boas assistências de Yago. Quando a vantagem brasileira chegou a 69 a 52, Gomez pediu tempo para o Panamá. Petrovic também parou o jogo quando o Brasil liderava por 72 a 56.
Mais perto do fim do jogo, as duas equipes passaram a trocar cestas, a vantagem do Brasil chegou a cair para sete pontos, e, com 70 a 77, Gomez pediu tempo novamente. Tentando melhorar a defesa brasileira, Petrovic parou o jogo na sequência. Os panamenhos ainda marcaram um ponto, mas foi assim que o placar terminou: 77 a 71 para o Brasil.
Yago se destacou nas assistências para o time brasileiro diante do Panamá — Foto: Divulgação/FIBA
As Eliminatórias da Copa América não tiveram suas datas afetadas pela pandemia da COVID-19, mas a logística mudou. O Brasil jogaria em casa nesses dois duelos de novembro, mas por conta da pandemia, esses jogos serão em meio a um aparato de bolha sanitária em Buenos Aires.
Em fevereiro, o time volta à quadra para enfrentar novamente Panamá e Paraguai, fechando as Eliminatórias da Copa América, que será jogada em 2022. (Globo Esporte)