Parecia que seria mais uma vitória em ritmo de treino. Mas ficou só na impressão. O Barcelona jogou mal, achou um gol ao fim do primeiro tempo, em pênalti sofrido por Semedo e cobrado por Messi, e sofreu a virada-relâmpago do Levante em sete minutos da etapa final. Campaña empatou, aos 15, Mayoral fez 2 a 1, aos 18, e Radoja selou a reação dos anfitriões, aos 22, completando o 3 a 1. Foi a terceira derrota, o quarto tropeço, em seis jogos fora de casa do atual bicampeão espanhol.
CLASSIFICAÇÃO
A derrota deixou o Barcelona com 22 pontos, ainda na liderança do Espanhol. Mas vai ter que secar quatro adversários para não perder a posição ao fim da 12ª rodada. Real Madrid, com 21, Sevilla e Atletico de Madrid, ambos com 20 e adversários em jogo ainda neste sábado, e Granada, também com 20, podem superar o atual bicampeão. O Levante foi a 17 e se aproximou da zona de classificação para os torneios europeus.
O JOGO
O Barcelona jogou em ritmo lento desde o começo. No primeiro tempo, até que deu certo. Aproveitando-se de um buraco no lado direito da defesa do Levante, conseguiu levar perigo com Griezmann e Semedo. Até o lateral ser derrubado na área ao entrar sozinho, depois de o atacante receber em posição de impedimento em jogada anterior. Messi cobrou bem e abriu o placar.
Mas, na etapa final, o Levante voltou mais arrumado, partiu para cima e não perdoou as bobeadas da zaga catalã. Empatou aos 15, depois de retomar a bola em corte mal feito por Piqué. Virou aos 18, em giro sobre a marcação do defensor na meia-lua. E finalizou a reação aos 22, em outra rebatida ineficiente do Barcelona depois de cobrança de falta para a área.
NÚMEROS QUE VALEM POUCO
Messi chegou a seu 500º gol de canhota na carreira, dos 677 que marcou até agora. Foi a 85ª cobrança certeira de 110 feitas (77% de acerto) – ainda acertou quatro de cinco em disputas extras. De pouco adiantou neste sábado. É a segunda vez na história do Espanhol que o Barcelona perde depois que o argentino abre o placar – antes tinha acontecido apenas em 2013, em derrota por 3 a 2 para a Real Sociedad, no estádio Anoeta.
O HOMEM QUE NÃO ESTAVA LÁ
Suárez jogou nem 45 minutos… Saiu por lesão, substituído por Carles Pérez. Antes disso, até que apareceu bem. E foi punido com cartão amarelo por engano, retirado em seguida depois que o VAR alertou o árbitro da partida que o autor da falta foi o volante brasileiro Arthur.
(Globo Esporte)