O Barcelona encaminhou a contratação do lateral-direito Yan Couto, cria do Coritiba e titular da seleção sub-17. O jogador de 17 anos estava na mira de três gigantes europeus, e o Coxa esperava receber pelo menos 5 milhões de euros (R$ 23 milhões) – os valores da negociação são mantidos em segredo.
– Estamos trabalhando em duas frentes. A primeira frente é a renovação do Yan, que a gente quer terminar ainda em janeiro. A segunda frente é uma transferência internacional – falou Marcelo Robalinho, empresário de Yan Couto e presidente da Think Ball, ao GloboEsporte.com/pr.
O presidente do Coritiba, Samir Namur, também confirmou a transferência ao canal BandSports. Segundo o mandatário alviverde, com os bônus, o valor passa dos 5 milhões de euros. Bayer Leverkusen e Arsenal eram os outros clubes interessados.
Yan Couto defendeu a seleção brasileira sub-17 no último Mundial da categoria. Ele, inclusive, deu uma assistência para gol na vitória por 2 a 1 sobre o México na finalíssima, em novembro de 2019. O jovem de 17 anos, porém, ainda não estreou pelo profissional do Coritiba.
Em outubro do ano passado, o inglês The Guardian colocou Yan Couto entre os 60 melhores jovens talentos do mundo. Os outros brasileiros na lista eram Reinier (vendido do Flamengo ao Real Madrid) e Talles Magno (que pertence ao Vasco, mas que também está na mira de europeus).
A diretoria alviverde espera que Yan Couto permaneça no Coritiba até a metade do ano, quando ele completa 18 anos. Até lá, o Coxa disputará estadual e o início da Copa do Brasil e do Brasileirão.
Yan Couto é uma das principais revelações do Coritiba — Foto: Coritiba
O técnico Eduardo Barroca conta, hoje, com apenas duas opções para a lateral direita: Yan Couto e Lucas Ramon. A tendência, portanto, é que o clube busque um novo lateral-direito no mercado. (Globo Esporte)