O surto de casos de Covid-19 chegou com força ao Campeonato Espanhol no encerramento de 2021. O Barcelona anunciou nesta quinta-feira que outros três jogadores do elenco profissional testaram positivo para a doença, chegando a um total de 10 casos neste momento. Pouco depois, o Atlético de Madrid indicou que o técnico Diego Simeone e quatro jogadores estão infectados pela doença.
O Barça confirmou que o meia Philippe Coutinho, o lateral Dest e o atacante Ez Abde testaram positivo para a Covid-19 e estão isolados em suas casas, todos em bom estado de saúde. O trio entra para uma lista de atletas infectados que já contava com Daniel Alves, Jordi Alba, Umtiti, Lenglet, Dembélé, Baldé e Gavi.
Com 10 jogadores atingidos pelo surto e uma série de atletas lesionados, o técnico Xavi Hernández pode ter grandes problemas para escalar o Barcelona diante do Mallorca, no próximo domingo, no primeiro jogo de 2022. O número de baixas pode chegar a 18, e o treinador teria dificuldades para montar até mesmo o time titular – além de compor seu banco de reservas com todos os atletas de linha vindos do time B.
O Atlético, por sua vez, viu os cinco casos surgirem de forma simultânea na reapresentação do elenco após a pausa de fim de ano na liga espanhola. Todo o elenco realizou testes no retorno, e testaram positivo o técnico Diego Simeone, o meia Koke e os atacantes João Félix, Griezmann e Herrera. Todos estão assintomáticos e em suas casas, segundo o Atleti.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/l/e/uMLG2CS2AYLVJmrJqCjg/gettyimages-1307637743.jpg)
Diego Simeone também testou positivo para a doença — Foto: Getty Images
O anúncio de novos casos pelos dois gigantes espanhóis surge um dia depois de o Real Madrid também confirmar que quatro atletas testaram positivo para a Covid-19 – o Barça também tinha confirmado três jogadores infectados na quarta.
Apesar de não ter jogos realizados desde o dia 22, em meio à pausa de natal, o Campeonato Espanhol viu o número de casos aumentar no retorno dos atletas a seus clubes, engrossando o surto que ganhou espaço no torneio em dezembro: já são mais de 140 casos no mês de acordo com a imprensa local, que indica que a liga não pretende paralisar as atividades.
O Granada foi outro time a confirmar casos da doença nesta quinta: quatro jogadores testaram positivo, além de três membros da comissão técnica e um atleta do time reserva. (GE)