O Bahia venceu de virada o Coritiba por 2 a 1, na tarde desta segunda-feira, pela 21ª rodada do Brasileirão. A partida no Couto Pereira começou bastante animada, pois aos dois minutos de jogo Giovanni Augusto marcou. No banco, Mano Menezes viu o problema e arrumou o Bahia, que cresceu em campo e apertou. O Coritiba ainda teve uma nova chance de gol com Giovanni Augusto, que foi anulada pelo VAR. No instante seguinte Elber recebeu na área e empatou ainda no primeiro tempo. O segundo tempo foi a da virada do Bahia com o gol de Zeca aos 26 minutos, em um levantamento na área que ele aproveitou bem e definiu nas poucas chances criadas pelos dois times.

Como fica?

Com o resultado, o Coritiba fica na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 20 pontos. O Bahia não muda de posição, segue na nona colocação, mas com 28 pontos e a seis pontos do G-6

A mão de Mano

Coritiba foi melhor no início do jogo, mas o Bahia equilibrou após Mano Menezer reorganizar o time

Coritiba foi melhor no início do jogo, mas o Bahia equilibrou após Mano Menezer reorganizar o time (Foto: Matheus Sebenello/NeoPhoto)

O Coritiba fez valer o mando de campo antes dos cinco minutos, na primeira descida de William Matheus, que fez o passe para Giovanni Augusto bater de dentro da área e abrir o placar. Até os 20 minutos, o Coritiba seguiu superior e com a marcação do Bahia perdida em meio ao ataque rápido e com jogadores que se desmarcavam facilmente. A mão de Mano Menezes apareceu após os 25 minutos, quando o jogo passou a ficar mais equilibrado, com o Bahia se organizando melhor e pressionando, enquanto o Coritiba investia nos contra-ataques rápidos.

Giovanni Augusto ainda chegou a marcar o segundo, mas o árbitro anulou com ajuda do VAR e uma mão de Neilton no início da jogada. Logo após, o gol de empate, com o Bahia descendo em velocidade e Élber recebendo na área sem marcação, aos 35 minutos. O Bahia seguiu se aproveitando dos erros de marcação do Coritiba e Gregore quase marcou no fim do primeiro tempo. O chute cara a cara com Wilson foi cortado na hora “h”

Hora da virada

O segundo tempo começou com os times meio mornos, em um jogo sem graça mesmo. Para dizer que não teve emoção, Neilton acertou um belo chute e uma linda defesa de Douglas antes dos 20 minutos. Mas nesse clima de um chute a cada dez minutos, o Bahia foi lá e resolveu com Zeca, que recebeu a bola levantada na área para marcar sem muita preocupação e, principalmente, sem marcação. O restante do jogo não vale muitas palavras para definir. Poucas oportunidades e falta de criatividade.

Lei do ex

Gol do Bahia! No lance seguinte ao gol anulado, Élber recebe a bola, corta a marcação e empata o jogo, aos 35 do 1º tempo

No lance seguinte ao gol anulado, Élber recebe a bola, corta a marcação e empata o jogo, aos 35 do 1º tempo

Se existe uma lei implacável no futebol é a lei do ex. Dessa vez ela foi aplicada por Elber, ex-Coritiba, que marcou o gol de empate do Bahia, ainda no primeiro tempo. Veja o gol

Números do jogo

Coritiba x Bahia

  • Posse de bola: 47% a 53%
  • Finalizações: 14 a 15
  • Escanteio a favor: 7 a 5
  • Passes certos: 434 a 367
  • Desarmes: 11 a 20
  • Defesas difíceis: 0 a 1

Próximos jogos

O Coritiba enfrenta o Bahia no próximo sábado, no Maracanã, às 19 horas. o Bahia também joga fora e pega o Bragantino, no Nabi Abi Chedid, na sexta-feira, às 20 horas. Os jogos são pela 22ª rodada. (Globo Esporte)