O Bahia perdeu para o Fortaleza por 2 a 1 nesta quinta-feira (9), no Castelão, e disputará a Série B em 2022. Com a vitória do Juventude sobre o Corinthians, a equipe de Salvador teve o seu quarto rebaixamento decretado. Wellington Paulista e Yago Pikachu fizeram os gols do Fortaleza; Rodriguinho marcou para o Tricolor de Aço. Com este resultado, o Bahia ficou com 43 pontos, na 18ª posição. Enquanto o Fortaleza terminou o Brasileirão na 4ª posição, com 58 pontos.

O jogo começou agitado com as equipes propondo jogadas ofensivas. Aos 19 minutos, o goleiro Marcelo Boeck, do Fortaleza, cometeu pênalti no atacante Gilberto, que precisou de atendimento médico fora do campo. Rodriguinho foi para a cobrança e converteu a penalidade. Após o gol, foi a equipe mandante quem tomou as rédeas da partida. Aos 49′, Yago Pikachu, do Leão do Pici, sofreu pênalti. Wellington Paulista bateu e igualou o placar. O Fortaleza foi quem fez mais finalizações no primeiro tempo (seis ao todo, contra duas do Bahia).

Na segunda etapa, o time cearense seguiu controlando a partida e obtendo as melhores chances ofensivas. Após chamada do VAR, o árbitro da partida marcou mais um pênalti para o Fortaleza, após a bola desviar no braço do zagueiro Conti, do Bahia. Yago Pikachu não desperdiçou e virou o jogo para os donos da casa. Aos 44 minutos, uma discussão generalizada entre as equipes paralisou a partida. Desesperado, o Bahia tentou empatar, mas não teve efetividade em sua pressão ofensiva.

FORTALEZA 2 x 1 BAHIA
Campeonato Brasileiro – 38ª rodada

Data: 09/12/2021
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Fortaleza: Marcelo Boeck; Tinga, Marcelo Benevenuto e Titi; Yago Pikachu, Matheus Vargas (Lucas Lima 22/2°t), Felipe (Éderson, intervalo), Jussa e Osvaldo (Bruno Melo, 36/2°t); Wellington Paulista (Torres 22/2°t) e David (Valentín 50/2°t). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Bahia: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick de Lucca (Ronaldo Cesar 35/2°t), Edson (Rodallega 35/2°t), Rodriguinho (Daniel 41/2°t), Raí Nascimento e Juninho Capixaba (Mugni 14/2°t); Gilberto. Técnico: Guto Ferreira
Gols: Rodriguinho, aos 25/1°t (0-1); Wellington Paulista, de pênalti, aos 50/1°t (1-1) e Yago Pikachu, de pênalti aos 37/2°t, (2-1)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Cartões amarelos: Marcelo Boeck, Matheus Vargas e Osvaldo (FOR); Raí Nascimento e Conti (BAH) (Jogada 10)