O Bahia está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, na Itaipava Arena Fonte Nova, o Tricolor venceu o Santos por 4 a 3 na disputa de pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Cauly abriu o placar para os donos da casa aos 23 minutos do segundo tempo, e Bruno Mezenga igualou para o Peixe nos acréscimos, aos 49 minutos (o atacante, herói no tempo normal, virou vilão ao errar a última cobrança dos visitantes). A decisão foi para as penalidades porque no jogo de ida, na Vila Belmiro, os rivais ficaram no 0 a 0.
E agora?
O Bahia aguarda a CBF marcar o sorteio para saber quem vai enfrentar nas quartas de final da Copa do Brasil. Veja aqui a tabela completa.
Primeiro tempo
Bahia e Santos fizeram uma etapa inicial de poucas chances em Salvador. A primeira oportunidade do jogo ocorreu apenas aos 11 minutos, quando Everaldo, do Bahia, girou e chutou rasteiro. João Paulo defendeu. Aos 13, o Tricolor chegou a abrir o placar com Biel, mas a arbitragem marcou impedimento e anulou o gol. O Santos, por sua vez, criou menos ainda. Chegou com perigo apenas em chute de Soteldo por cima do gol. Na reta final do primeiro tempo, o Bahia teve mais uma boa chance, em cabeçada de Kanu. Mas João Paulo fez uma grande defesa para salvar o Peixe.
A partida demorou a engrenar na etapa final. Somente aos 17 minutos surgiu a primeira oportunidade, com Cauly, do Bahia. Mas João Paulo defendeu com facilidade. A resposta do Santos foi com chute de Mendoza por cima do gol, no minuto seguinte. Aos 19, Everaldo também tentou, mas mandou longe. Melhor em campo, o Bahia chegou ao gol aos 23 minutos. Everaldo roubou a bola de Rodrigo Fernández na lateral e cruzou. Ademir desviou e obrigou João Paulo a grande defesa. No rebote, porém, Cauly bateu colocado e fez um belo gol na Fonte Nova.
O Santos teve a chance do empate aos 33, mas Lucas Pires desperdiçou o bom cruzamento de Ângelo. Sem outra alternativa, o Peixe foi para cima em busca do empate. E conseguiu nos acréscimos. Aos 49, após escanteio cobrado por Soteldo, Bruno Mezenga subiu mais do que todo mundo e deixou tudo igual, levando a decisão para os pênaltis.
Na disputa das penalidades, Cauly, Lucas Mugni, Acevedo e Vitor Hugo marcaram para o Bahia. Ademir errou. Do lado do Santos, Soteldo, Mendoza e Patati fizeram. Camacho e Bruno Mezenga desperdiçaram as cobranças.
Próximos jogos
O Bahia volta a campo no sábado, às 16h, contra o Fortaleza, no Castelão. O Santos joga no mesmo dia, às 21h, contra o Inter, na Vila Belmiro. Os jogos são válidos pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. (GE)