Não faz muito tempo que a realidade do Bahia era lutar para sair da zona de rebaixamento. Mas esse cenário mudou. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor baiano venceu o Fortaleza por 2 a 1 na Arena Fonte Nova, em jogo adiado pela 18ª rodada da Série A, e alcançou a metade de cima da tabela de classificação. Juninho e Gilberto, de pênalti, marcaram os gols do time treinado por Mano Menezes. Bergson descontou para o Tricolor do Pici.
Bahia e Fortaleza entraram em campo com estratégias diferentes. O time de Mano Menezes atuou bem compactado, com aposta no erro adversário para explorar a velocidade dos jogadores de ataque. Já a equipe cearense se propôs a ficar mais com a bola e dominou o meio-campo, mas sem grande volume ofensivo.
A expectativa por um erro rival surtiu efeito para o Tricolor baiano. Em bola cruzada na área por Juninho Capixaba, o goleiro Felipe Alves saiu mal, Juninho cabeceou para o gol vazio e abriu o placar. O gol fez o Bahia ficar mais confortável em campo, já que o Fortaleza precisou se lançar mais ao ataque, o que abriu espaços para os contragolpes. Em um deles, Nino teve o chute travado na grande área.
Os contra-ataques do Bahia ficaram ainda mais perigosos na segunda etapa. Gilberto e Élber levaram perigo em lances puxados por Fessin. O quadro não era favorável ao Fortaleza, mas o time cearense chegou ao empate. Osvaldo cruzou na marca do pênalti, a defesa baiana vacilou e Bergson desviou para o fundo das redes.
O Tricolor do Pici, contudo, sequer teve tempo para comemorar. Pouco tempo após o gol de empate, Gilberto sofreu pênalti e converteu a cobrança com categoria. Nos minutos finais, o jogo ganhou mais emoção, com o Fortaleza se lançando ao ataque em busca de igualar novamente o placar. Porém, o Bahia conseguiu se segurar e saiu de campo com os três pontos.
VAR em ação
Durante o primeiro tempo, Paulão dividiu a bola com Juninho Capixaba e atingiu a sola da chuteira na canela do adversário. Wagner do Nascimento Magalhães marcou a falta e aplicou o cartão amarelo no jogador do Fortaleza. O VAR recomendou a revisão por considerar que lance poderia ser de cartão vermelho. Porém, o árbitro manteve a decisão de campo após rever a jogada.
Professor vai ter trabalho
Marcelo Chamusca será o substituto de Rogério Ceni no Fortaleza. Na noite desta quarta-feira, o treinador não ficou na beira do campo. De longe, ele viu um time com problemas para controlar os contragolpes, já que está com desfalques no setor defensivo.
Classificação
O Bahia, que iniciou o mês na 15ª posição, está em ascensão no campeonato. O Tricolor baiano chegou aos 25 pontos e já ocupa a 9ª colocação. Com 24 pontos, o Leão do Pici caiu para o 12º lugar.
Próximos jogos
O Fortaleza entra em campo no sábado, às 19h (de Brasília), para enfrentar o São Paulo no Castelão. O Bahia joga na segunda-feira, às 18h, contra o Coritiba, no Couto Pereira. As duas partidas são válidas pela 21ª rodada da Série A. (Globo Esporte)