O Bahia terá 180 minutos para tentar fazer história. Nesta quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, o Tricolor enfrenta o Defensa y Justicia pela partida de ida das quartas de final da Sul-Americana. O clube baiano tenta avançar pela primeira vez à semifinal do torneio continental. O ge faz o tempo real da partida a partir das 18h45.
Essa é apenas a segunda vez que o Bahia alcança as quartas de final da Sul-Americana. A primeira foi em 2018, quando o adversário foi o Athlético-PR. Na época, o Tricolor perdeu o jogo de ida por 1 a 0, venceu a partida de volta também por 1 a 0, mas acabou eliminado nos pênaltis. Houve polêmica com a arbitragem nos dois confrontos. Em Salvador, o árbitro anulou um gol de Clayton por falta de ataque. Em Curitiba, mais um gol anulado, dessa vez de Júnior Brumado, por falta de Zé Rafael no início da jogada.
Bahia tenta chegar à semifinal da Copa Sul-Americana pela primeira vez — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
Para chegar nas quartas de final da Sul-Americana deste ano, o Bahia passou por Nacional-PAR, Melgar-PER e Unión Santa Fe-ARG. O time baiano é o único brasileiro que segue na disputa pelo título. Vasco, São Paulo, Atlético-MG, Fortaleza, Goiás e Fluminense foram eliminados em fases anteriores.
Douglas está confirmado no gol do Bahia — Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação
Mano Menezes também conta com o atacante Gilberto, artilheiro da Sul-Americana com cinco gols. A tendência é que o técnico tricolor escale a equipe com Douglas Friedrich; Nino, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba; Ronaldo, Edson e Daniel (Ramon); Rossi, Élber e Gilberto.
O Defensa y Justicia poupou jogadores na última rodada do Campeonato Argentino e foi derrotado pelo Independiente pelo placar de 1 a 0. A equipe treinada por Hernán Crespo pode contar com a estreia de Walter Bou, atacante que já defendeu o Vitória e foi anunciado recentemente.
O jogo
Bahia x Defensa y Justicia, quartas de final da Sul-Americana;
Onde: Arena Fonte Nova, Salvador;
Quando: quarta-feira, 9 de dezembro, às 19h15 (de Brasília);
Provável escalação do Bahia: Douglas Friedrich; Nino, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba; Ronaldo, Edson e Daniel (Ramon); Rossi, Élber e Gilberto;
Desfalques do Bahia: Lucas Fonseca e João Pedro (transição);
Arbitragem: Guillermo Guerrero será o árbitro da partida. Ele será auxiliado por Christian Lescano e Byron Romero. O trio é do Equador. O árbitro de vídeo será o uruguaio Daniel Fedorczuk. (Globo Esporte)