A imprensa iraniana noticiou a queda de um avião Boeing 737 perto do aeroporto de Teerã, capital do Irã, nesta quarta-feira (8). A queda ocorreu pouco após a decolagem do aeroporto Imam Khomeini, em Shahedshahr, a sudoeste da capital iraniana.
Reza Jafarzadeh, porta-voz da Organização de Aviação Civil do Irã, disse à televisão estatal que havia 167 passageiros e 9 tripulantes. Ainda segundo as autoridades iranianas, não há sobreviventes.
O voo 752 da Ukraine International Airlines partiu com quase uma hora de atraso, às 6h12, e tinha como destino o Aeroporto Internacional Boryspil, em Kiev, na Ucrânia.
A queda do avião aconteceu poucas horas após o Irã ter disparado mísseis contra duas bases aéreas que abrigam tropas dos EUA no Iraque, em resposta à morte do general Qassem Soleimani. No entanto, não há informações sobre relação entre os dois casos.
De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a Embaixada da Ucrânia em Teerã informou que a aeronave não foi derrubada.
“De acordo com informações preliminares, o avião caiu devido a uma falha motor provocada por razões técnicas”, declarou a embaixada, de acordo com a publicação. “A possibilidade de um ataque terrorista ou de foguete pode ser descartada no momento.”
Equipes de resgate na área onde Boeing 737 caiu em Teerã, no Irã — Foto: Nazanin Tabatabaee/Reuters
Boeing diz coletar informações
O site da emissora do Catar Al-Jazeera, citando a imprensa iraniana, diz que a queda aconteceu perto de Parand, um subúrbio de Teerã.
Em seu perfil no Twitter, a Boeing escreveu que está ciente das notícias sobre o acontecido no Irã e que está coletando mais informações.
Imagem de julho de 2017 mostra Boeing 737 da Ukraine International Airlines, semelhante à aeronave envolvida num desastre perto do Aeroporto de Teerã nesta quarta-feria (8) — Foto: Jack Guez/AFP
Segundo o ministro ucraniano Vadym Prystaiko, no voo havia passageiros de 7 nacionalidades: 82 do Irã, 63 do Canadá, 11 da Ucrânia (9 tripulantes), 10 da Suécia, 4 do Afeganistão, 3 do Reino Unido, e outros 3 da Alemanha.
Parte do Boeing 737 que caiu logo após a decolagem em Teerã, no Irã — Foto: Reprodução/Reuters
Mapa mostra local do desastre com avião ucraniano perto de Teerã — Foto: G1