A requalificação da tradicional Praça Santos Dumont deve ser entregue pela Prefeitura de Cuiabá durante a programação de comemoração dos 303 anos da Capital, em abril. O espaço de lazer localizado na região central está com obras em andamento e recebe o investimento de aproximadamente de R$ 550 mil.
O projeto de modernização da praça foi elaborado e é executado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). A ideia do Município é reestruturar uma das estruturas mais frequentadas da cidade, assegurando um local repaginado, mas sem abrir mão da preservação de todo o valor histórico que o espaço carrega.
O trabalho está a todo vapor e ultrapassou as fases iniciais de preparação do canteiro de obra, limpeza e retirada do piso antigo. Agora, atuação da equipe avança com a construção de novo calçamento e vagas para estacionamento de veículos. Além disso, uma fonte luminosa também está em construção no centro da praça pública.
“O prefeito Emanuel Pinheiro tem esse entendimento de que a Praça Santos Dumont é um símbolo da cuiabania, um patrimônio histórico da nossa cidade, e que precisa desse olhar cuidadoso. A missão que ele nos deu foi de tornar esse local mais aconchegante e seguro para os frequentadores”, relata o diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues.
Vanderlúcio explica ainda que a obra abrange serviços como a instalação de iluminação de LED, reconstrução de todo o piso, colocação de bancos e lixeiras, pintura e jardinagem. “É uma requalificação completa, que embelezará ainda mais esse importante cartão postal da nossa Cuiabá”, completa o diretor-presidente.
TRABALHO CONTÍNUO
Em seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro mantém a todo vapor o planejamento de reforma e construção de praças públicas. Conforme levantamento Limpurb, em 2021, foram concluídas 21 obras, alcançando a meta estabelecida para o ano de ao menos um novo espaço inaugurado por mês.
“No primeiro mandato, o prefeito Emanuel Pinheiro conseguiu entregar mais de 150 praças novas à população. Muitas dessas praças estão situadas em bairros carente, afastados dos grandes parques. Isso significa uma verdadeira democratização do acesso ao lazer feita por nossa gestão”, pontua Vanderlúcio.