O esporte está em luto mais uma vez. Considerado um dos ícones do automobilismo mato-grossense, Marcos Meirelles ‘Piquira’ faleceu neste sábado, em uma UTI em Cuiabá. Reconhecido como um dos fundadores do Rally Ecológico de Mato Grosso – que vai entrar em sua 12ª edição -, Piquira é inesquecível por sua participação expressiva em modalidades do automobilismo no Estado como autocross, kart, rally e motocross. Nos últimos dias, ele lutava contra um enfisema pulmonar e acabou vencido pela doença.
Piquira sempre foi apaixonado por automobilismo, esporte que ajudou a edificar em Mato Grosso. Mais jovem, ele participou de inúmeros rallys e se especializou em navegação. Foi muito atuante na luta de desportistas da classe para trazer o kartódromo de Várzea Grande. Assim, sua maior contribuição para o esporte foi como dirigente, auxiliando na realização de provas de várias modalidades. Muito participativo, atuava na retaguarda dos grandes eventos, mas não menos importante.
Rally Ecológico
O Rally Ecológico, um dos eventos mais importantes do automobilismo em Mato Grosso teve o dedo de ‘Piquira’. Um churrasco de improviso na sua casa, com a participação de Luiz Carlos Galvan, Oliveira Júnior, Alberto Romeu, Verona e outros nomes da velha guarda do automobilismo foi ‘pensado’ e daí surgiu a ideia de realização do conhecido Rally. Na última quinta-feira (27) Galvan foi eleito presidente do Sport Motor Club (Sportmotors) da qual Piquira faz parte e estava presente. Foi o último contado dele com os integrantes da modalidade.
Luto no esporte
Para desportistas e amigos, Piquira é uma grande perda para o esporte em Mato Grosso. “Quando poderemos compensar o tamanho dessa perda? O Piquira era um personagem que agregava o diálogo nos momentos difíceis. Ele trazia a parcimônia nos conflitos e por sua experiência, passou por todas as etapas dos esportes de roda. Perdemos um grande colaborador. Sua memória deve ser valorizada pelo que representou e, mais do que isso, deixou um bom histórico como homem de família. Que fique de legado seu exemplo de homem correto”, afirmou o jornalista Albertou Romeu que desde 1985 acompanha a trajetória de Marcos ‘Piquira’.
Perdemos um patrimônio
Para Luis Carlos Galvan, que há pelo menos duas décadas milita no esporte regional e hoje é o presidente do Sportmotors – que promove o Rally Ecológico -, a morte de Piquira é uma grande perda não só para Mato Grosso, mas para o automobilismo nacional pelo que ele representou. “O Piquira é um ícone, um dos fundadores do automobilismo de Mato Grosso que esteve em todo tipo de prova como velocidade na terra, kart e arrancada. Por sua experiência e espírito conciliador, sempre foi escolhido como comissário desportivo. Sempre foi um cara do bem que não tinha inimizade. Era do diálogo, da paz e do bom senso. Então, entendo que o nosso automobilismo perdeu não só uma figura importante, mas um grande patrimônio. E por isso, vamos fazer uma grande homenagem a ele na abertura do Rally Ecológico, em abril deste ano”.
Piquira será velado a partir das 9 horas deste domingo (01.03), na capela da Funerária Dom Bosco, em frente ao Pronto Socorro de Cuiabá.