Um dos favoritos ao título, o Atlético estreou na fase de grupos da Libertadores com vitória por 2 a 0 sobre o Tolima, da Colômbia, e já conquistou um feito inédito na história da competição. Com os gols de Nacho Fernández e Tchê Tchê, o Galo se tornou a primeira equipe a vencer o Tolima no Estádio Manuel Murillo Toro, na Colômbia. Antes, foram cinco jogos da equipe colombiana contra brasileiros, com três vitórias para os donos da casa e dois empates.

Com o resultado, o Atlético está empatado com o Independiente del Valle na liderança do Grupo D, com os mesmos três pontos. Os equatorianos venceram o América-MG por 2 a 0 nesta quarta-feira.

Apesar do bom resultado fora de casa, o Galo entrou em campo com alguns desfalques importantes, mas provou que tem um elenco forte para suprir a maratona de jogos da temporada. Zaracho e Réver foram vetados devido ao desgaste físico, Vargas segue em recuperação de uma virose, enquanto Dodô realiza tratamento após uma artroscopia no joelho esquerdo.

Primeiro tempo

Apesar do favoritismo do Atlético, o Tolima começou bem a partida e pressionou o Galo no campo ofensivo. Apoiados pelo torcedor, os colombianos conseguiram dominar os primeiros 15 minutos, mas a partir daí, o Galo cresceu na partida. Contudo, aos 34 minutos, Michael Rangel perdeu um gol sem goleiro depois de um erro na saída de bola do Galo. E quem não faz leva. Principal jogador do Atlético no primeiro tempo, Nacho aproveitou uma grande assistência de Zaracho e abriu o placar aos 44 minutos. Nos momentos finais, ambas equipes ainda tiveram chances de balançar a rede mas o Galo levou o placar de 1 a 0 para o vestiário.

Segundo tempo

Com a vantagem no placar, o Atlético voltou do intervalo com outra postura e logo nos primeiros minutos levou perigo ao gol adversário. No decorrer da partida, o Tolima cresceu e criou oportunidades de perigo. O goleiro Everson precisou fazer uma grande defesa para evitar o empate aos 12 minutos. O Galo voltou a assustar o gol adversário depois de algumas alterações. Com isso, a reta final da partida teve chances para ambos os lados, mas foi o Galo quem voltar a balançar a rede. Tchê Tchê, que havia saído do banco de reservas, aproveitou um desvio em jogada de escanteio e assegurou a vitória por 2 a 0 aos 34 minutos.

Nacho Fernández (E) foi o principal jogador do Atlético na vitória por 2 a 0 sobre o Tolima – Pedro Souza / Atlético

TOLIMA 0X2 ATLÉTICO – 1ª RODADA DA COPA LIBERTADORES – GRUPO D
Data e horário: Quarta-feira (06/04/2022) às 21h
Local: Estádio Manuel Murillo Toro, Ibagué, Colômbia
Tolima: Domínguez; Marulanda, Caicedo, Moya e Junior Hernández; Rovira, Juan Ríos (Ibargüen, aos 25′ do 2t), Plata, Cataño (Orozco, aos 14′ do 2t) e Lucumí (Ureña, aos 25′ do 2t); Michael Rangel (Gustavo Ramírez, aos 14′ do 2t). Técnico: Hernán Torres
Atlético: Everson; Mariano, Godín, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair (Otávio, aos 27′ do 2t), Borrero (Tchê Tchê, aos 12′ do 2t) e Nacho Fernández (Rubens, aos 27′ do 2t); Savarino (Ademir, aos 12′ do 2t) e Hulk. Técnico: Antonio Mohamed.
Gols: Nacho Fernández, aos 44′ do 1t (0-1); Tchê Tchê, aos 34′ do 2t (0-2)
Árbitro: Alexis Herrea (VEN)
Auxiliares: Tulio Moreno e Jorge Urrego (VEN)
Cartões amarelos: Juan Ríos, Caicedo e Rovira (TLM)