No clássico mineiro válido pela quarta rodada do Grupo D da Libertadores, o Atlético venceu o América por 2 a 1 e equipes vivem momentos opostos na competição. Guilherme Arana e Nacho Fernández marcaram os gols do Galo, enquanto o zagueiro Conti diminuiu para o Coelho. Todos os gols foram marcados no primeiro tempo.
Com a vitória no clássico mais antigo de Minas Gerais, o Atlético manteve uma invencibilidade sobre o América que já dura seis anos. Ao todo foram 15 vitórias do Galo e seis empates.
Com isso, o Galo chegou aos oito pontos e assumiu a liderança do Grupo D, com três de vantagem para o vice-líder Independiente del Valle, que ainda entra em campo nesta rodada contra o Tolima, terceiro colocado.
O América, por sua vez, segue na lanterna do Grupo D com apenas um ponto ganho, e está praticamente sem chances de classificação para a próxima fase da Libertadores. O time comandado pelo técnico Vagner Mancini vai tentar, ao menos, a terceira posição do grupo, que garante uma vaga nas oitavas da Sul-Americana.
O jogo
O Atlético dominou a primeira etapa com mais posse de bola e conseguiu abrir o placar aos 12 minutos com Guilherme Arana, após bela jogada de Hulk em uma saída de bola errada do América. Apesar da vantagem no placar e técnica, ambas equipes criaram chances de marcar. Aos 36, Arana fez belo cruzamento para Nacho finalizar de primeira para o fundo da rede. Contudo, a resposta do América foi rápida e apenas dois minutos depois, o zagueiro Conti, de cabeça, diminuiu o placar após cobrança de escanteio e levou o placar de 2 a 1 para o vestiário.
Na volta do intervalo o ritmo do jogo seguiu intenso e aos cinco minutos, Jailson fez um milagre para impedir o segundo gol de Nacho no jogo. O Galo continuou com pressão em busca do gol, mas parou na boa atuação de Jailson. Contudo, o Atlético colocou o pé no freio e o jogo ficou morno. O América foi para o tudo ou nada nos momentos finais do jogo, mas não conseguiu superar a zaga do Galo e se complicou na Libertadores.
AMÉRICA-MG 1X2 ATLÉTICO – 4ª RODADA DA COPA LIBERTADORES – GRUPO D
Data e horário: Terça-feira (03/05/2022) às 21h30
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
América-MG: Jailson; Iago Maidana, Conti (Gustavo, aos 28′ do 2t) e Éder; Patric, Juninho, Felipe Azevedo (Juninho Valoura, aos 16′ do 2t) e, João Paulo (Raúl Cáceres, aos 17′ do 2t); Matheusinho, Pedrinho (Carlos Alberto, aos 28′ do 2t) e Paulinho Bóia (Índio Ramírez, aos 9′ do 2t). Técnico: Vagner Mancini
Atlético: Everson, Mariano (Guga, aos 29′ do 1t), Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Jair (Otávio, aos 33′ do 2t), Zaracho e Nacho (Keno, aos 33′ do 2t); Vargas (ademir, aos 26′ do 1t) e Hulk. Técnico: Antonio Mohamed
Gols: Guilherme Arana, aos 12′ do 1t (0-1); Nacho Fernández, aos 36′ do 1t (0-2); Conti, aos 38′ do 1t (1-2)
Árbitro: Dario Herrera (ARG)
Auxiliares: Cristian Navarro (ARG) e Pablo Gonzalez (ARG)
Cartões amarelos: Éder, Pedrinho e Gustavo (AME); Guga (CAM) (Jogada 10)