Com gols de Hulk e Paulinho, o Atlético-MG venceu o Palmeiras na noite desta quinta-feira, no Allianz Parque, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, e avançou na tabela na briga por um lugar na Conmebol Libertadores de 2024. O Galo está em ascensão, com apenas duas derrotas nos últimos dez jogos da competição. Já o Verdão não vive um clima muito bom. São quatro derrotas seguidas no Brasileirão (pior sequência da era Abel Ferreira), além de uma recente eliminação na semifinal da Libertadores. O ambiente está conturbado, com protestos da torcida, discussão entre jogadores e o pior público do ano em seu estádio.
Primeiro tempo
O Atlético-MG abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo no Allianz Parque. Em chute rasteiro de fora da área, Hulk venceu o goleiro Weverton. O lance ditou o ritmo dos primeiros minutos do duelo entre paulistas e mineiros. O Galo, embalado pela vantagem, teve outras duas importantes chances de ampliar: em falta de Hulk, defendida por Weverton, e em chuta de Alan Franco que parou no travessão. A partir dos 20 minutos, o Verdão conseguiu se encontrar mais no jogo. E teve oportunidades em sequência com Rony, Piquerez (que parou em Everson) e Raphael Veiga. O Palmeiras insistiu no empate até os acréscimos, mas foi o Galo que quase ampliou aos 48, com Otávio, após roubada de bola e contra-ataque.
Segundo tempo
Na etapa final, o Palmeiras aproveitou o recuo do Atlético-MG para pressionar em busca do empate. Mas os donos da casa tiveram muita dificuldade na criação. Endrick tentou de cabeça em meio aos zagueiros do Galo, aos seis, e Luis Guilherme, de fora da área, levou perigo em chute colocado aos 15. No mais, o Verdão não conseguia desbloquear a defesa.
À espera de um contra-ataque para matar o jogo, o Atlético-MG foi feliz aos 30 minutos. Saravia aproveitou falha de Piquerez após passe em profundidade e lançou Paulinho, que saiu na cara do gol e só deslocou de Weverton. O gol apagou o ímpeto do Verdão em busca do empate e deixou o Galo mais tranquilo. Houve ainda tempo de Everson salvar o Galo em chute à queima-roupa de Flaco López e Hulk quase marcar o terceiro do Atlético-MG em cobrança de falta.
Como fica?
Com essa vitória, o Atlético-MG foi a 43 pontos e colou no G-6, em busca de uma vaga na próxima edição da Conmebol Libertadores. O Palmeiras, estacionado nos 44 pontos, deixou o G-4, onde estão aqueles que vão direto à fase de grupos do torneio.
Próximos jogos
Palmeiras e Atlético-MG voltam a campo pelo Brasileirão no domingo. O Galo recebe o rival Cruzeiro na Arena MRV, às 16h, em Belo Horizonte, enquanto o Verdão visita o Coritiba, no Couto Pereira, na capital paranaense, às 18h30. (GE)