O Atlético-MG largou em vantagem na semifinal do Campeonato Mineiro. O Galo venceu o América-MG por 2 a 1, neste domingo, no Mineirão. Os gols alvinegros foram no primeiro tempo, com Jair e Nathan. No segundo, Ademir descontou para o Coelho. O duelo de volta será na quarta-feira, às 21h30, no Independência. Por ter terminado a primeira fase com melhor campanha, o América precisa de uma vitória simples para ir à decisão. O Galo joga pelo empate. Do outro lado da chave, o Tombense abriu vantagem sobre a Caldense com vitória por 1 a 0, também neste domingo, no Independência.
Primeiro tempo
O jogo começou movimentado. As primeiras chances foram em chutes de fora da área, com Jair, pelo Galo, e Ademir, pelo América. O Atlético manteve a posse de bola, mas com dificuldade para entrar na defesa adversária. O time alvinegro abriu o placar após cobrança de falta pela direita, saída errada de Airton e cabeçada de Jair. O Coelho cresceu e chegou perto do empate com Ademir e Messias, que pararam em zagueiros na pequena área. Aos 34, Keno quase fez o segundo do Galo, que saiu aos 40, com Nathan, após erro de Ademir, arrancada de Arana e passe de Marrony. Vantagem de dois gols nos primeiros 45 minutos de jogo.
Segundo tempo
Precisando de gols, Lisca promoveu as entradas de Matheusinho e Vitão, mudando o esquema e melhorando o América. Aos quatro minutos, Ademir diminuiu o placar após linda escapada de João Paulo. Aos seis, quase Ademir fez o segundo. Aos 15, Marrony balançou as redes, mas em posição de impedimento, em lance revisado pelo VAR. O atacante também perdeu uma chance quase na pequena área. Do outro lado, Matheusinho e João Paulo foram os responsáveis pelos maiores sustos em Rafael, mas nada de gol.
Fase artilheira
Que fase vive o Nathan! O meia, que já mostrou qualidade para ser volante, também tem mostrado que sabe fazer gols. Titular absoluto com Sampaoli, marcou três gols em três jogos desde o retorno dos jogos. No clássico, o gol foi o segundo do Galo, aos 40 do primeiro tempo.
Reestreia
Do lado americano, a principal cara nova na equipe foi Messias. O zagueiro estava fora do clube há um ano e meio, emprestado ao Rio Ave, de Portugal, e fez a reestreia exatamente neste clássico. Com pouco entrosamento com os companheiros, teve alguns erros de posicionamento, mas será importante para a sequência da temporada.
Fora do segundo jogo
Os cartões não foram zerados da primeira fase para a semifinal e, por isso, Zé Ricardo será ausência no jogo de volta, na quarta-feira. O volante foi amarelado logo aos 10 minutos de partida, após falta dura em Jair, e cumprirá suspensão no duelo no Independência.
Fim da invencibilidade
Caiu o último invicto do Campeonato Mineiro. O América, até então, tinha conseguido sete vitórias e quatro empates em 11 jogos na competição. Até por isso, terminou a primeira fase em segundo lugar, com direito a vantagem sobre o rival na semifinal. (Globo Esporte)