Como você avalia as contratações do seu time neste primeiro semestre? Após o fim do período de registros de transferências nesta terça-feira, o Espião Estatístico preparou um ranking com todas as contratações realizadas pelos 20 clubes da Série A, além de Cruzeiro, Grêmio e Vasco.
Novidade de 2022, a janela para registros de transferências nacionais chegou ao fim na última terça-feira após ter sido aberta em 19 de janeiro. A próxima irá de 18 de julho até 15 de agosto. Enquanto isso, confira abaixo um balanção sobre a movimentação do mercado brasileiro. Ao todo, foram 293 novas contratações nos 23 clubes analisados.
Uma curiosidade nestas 293 contratações da 1ª janela é o tempo de contrato que cada reforço assinou com seu respectivo clube. A maioria (56%) firmou vínculos de até um ano no máximo: 165, sendo 16 de curto prazo (até seis meses) e 149 de médio prazo (de seis meses até um ano). A partir de um ano, foram 128 contratos registrados no BID da CBF: o equivalente a 44%.
Com elencos já bastante estruturados e recheados de craques, os três primeiros colocados da última edição do Campeonato Brasileiro foram os times que menos agitaram a janela de transferências. Atlético-MG, Palmeiras e Flamengo aparecem empatados, com apenas cinco contratações cada neste período. O Juventude é o líder isolado do ranking, com 23 novos atletas registrados.
Campeão do último Brasileirão, o Atlético-MG iniciou a janela com o anúncio da contratação de Ademir, principal destaque do América-MG no último torneio, que já estava acertado desde setembro. O nome mais badalado que chegou ao clube mineiro foi o de Diego Godín. O uruguaio veio, a princípio, para suprir a saída de Junior Alonso, que havia se transferido para o Krasnodar, da Rússia, em janeiro. O defensor paraguaio, no entanto, acertou o seu retorno por empréstimo em março, devido aos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia. O Galo ainda trouxe o atacante Fábio Gomes, destaque da MLS, e o volante Otávio, do Bordeaux.
Diego Godín foi o nome mais conhecido da janela de transferências do Atlético-MG — Foto: Pedro Souza / Atlético-MG
O Palmeiras, por sua vez, começou sua movimentação ainda em dezembro do ano passado. Atuesta e Marcelo Lomba foram os primeiros a assinar com o Verdão. Na sequência, foi a vez do centroavante Rafael Navarro, um dos principais nomes do Botafogo na conquista da Série B 2021. Por fim, o clube acertou as chegadas do volante Jailson, que estava sem clube, e do zagueiro Murilo, ex-Lokomotiv Moscou, da Rússia.
Já no Flamengo, cinco novos reforços desembarcaram na Gávea após a chegada do técnico Paulo Sousa: Marinho, Fabrício Bruno, Pablo, Ayrton Lucas e Santos. Dos nomes citados, Marinho, Fabrício Bruno e Santos são os únicos que já entraram em campo pelo Rubro-Negro. O zagueiro vem colecionando boas atuações e garantindo espaço na defesa titular do Fla. O atacante, por sua vez, ainda não conseguiu engrenar boas atuações. São 12 jogos até aqui – apenas quatro como titular – e um gol marcado. Já o goleiro estreou na noite da última terça.
Contratado para a temporada 2022, Marinho ainda não se firmou no time titular do Flamengo — Foto: André Durão
Líder do ranking acima, o Juventude contratou 23 reforços para a temporada 2022. Em seu segundo ano consecutivo na elite nacional, o clube gaúcho apostou em nomes como Guilherme Parede, Paulo Miranda e Vitor Gabriel para a disputa do Brasileirão. O argentino Mauro Zárate chegou para ser um pilar de experiência no elenco jaconero, mas pediu para deixar o clube em março por conta de problemas familiares. Outro centroavante estrangeiro contratado para a temporada foi Isidro Pitta, destaque do Olimpia na Libertadores do ano passado.
Em grande reformulação após não conseguir o acesso em 2021, o Vasco foi outro clube que movimentou bastante o mercado. Foram 21 jogadores novos ao longo do período de transferências do primeiro semestre. Thiago Rodrigues, Anderson Conceição, Quintero e Raniel aparecem como os destaques positivos até aqui e assumiram rapidamente a condição de titular no Gigante da Colina. Com o aporte financeiro da 777 Partners, outros nomes foram contratados posteriormente, como o chileno Carlos Palacios, do Internacional, e Danilo Boza, do Juventude.
Raniel comemora gol do Vasco contra o Vila Nova — Foto: André Durão
Ao lado do Vasco está o Cruzeiro, com 21 reforços até o momento na temporada. Primeiro grande clube a vender sua SAF, a Raposa contou com a chegada de Ronaldo Fenômeno ao controle no fim de 2021. Desde então, o clube dispensou muitos jogadores, readequou a folha salarial e trouxe nomes como o centroavante Edu, o goleiro Rafael e o meia João Paulo.
Outro clube que começa a ganhar destaque no janela de transferências é o Botafogo. Após vender a SAF para o empresário americano John Textor, o Glorioso se lançou no mercado para reforçar o elenco para o restante da temporada. Desde sua chegada são 11 reforços acertados e cerca de R$ 65 milhões investidos nas contratações. Destes nomes, ainda faltam algumas pendências para o anúncio de Lucas Fernandes e Tchê Tchê.
Com os cerca de 65 milhões de reais, o Botafogo é o clube que mais destinou recursos para contratações até aqui, de acordo com os valores divulgados na mídia. Das 292 contratações do levantamento, 189 foram por empréstimo ou chegaram sem custos ao novo clube (sem contabilizar luvas, salários ou bonificações). Além disso, 75 não tiveram informação divulgada se o negócio foi sem custos ou não. Por fim, apenas 26 contratações tiveram compra dos direitos do atleta divulgada.
O 2º clube que mais gastou com reforços em 2022 foi o Athletico-PR, com um montante total de mais de 54 milhões de reais. Destaque para os 24 milhões no atacante Vitor Roque, ex-Cruzeiro. O jovem de 17 anos marcou seis gols em 17 jogos com a camisa da Raposa.
Para completar o pódio aparece o Flamengo, mesmo sendo um dos times que menos contratou. Isso porque quatro dos cinco reforços exigiram um investimento do Rubro-Negro junto aos clubes detentores do vínculo dos atletas. O goleiro Santos, do Athletico-PR, foi o mais caro: 15,5 milhões de reais.
Vale lembrar ainda que a contagem foi em cima do valor total de contratações, inclusive as que serão parceladas. O valor em reais abaixo ainda pode sofrer variações, já que as compras foram feitas, na maioria, em moedas internacionais como dólar ou euro.
Uma observação a fazer antes da lista completa de reforços em cada um dos 23 clubes é que não foram considerados os jogadores retornando de empréstimo ou que foram contratados para time B ou da base, tal como o boliviano Sebastian Joffre no Botafogo B ou o atacante Thiaguinho no sub-23 do Cuiabá. (GE)