O Campeonato Brasileiro ainda estava longe do fim, com outras 15 partidas por jogar. Mas foi logo depois do suado 1 a 0 sobre o Internacional, naquele chuvoso 2 de outubro de 2021, que o supersticioso técnico Cuca chegou no vestiário e cravou para o elenco: “Hoje a gente está sendo campeão”

Dito e feito: 61 dias depois, o Atlético-MG comemoraria um dos dias mais felizes de sua história, na confirmação do bicampeonato, após 50 anos de jejum.

Em entrevista exclusiva à Globo, após a confirmação do título brasileiro, Cuca não teve dúvida: a vitória sobre o Inter foi a mais importante das 26 conquistadas pelo Atlético naquele Brasileirão. Muito mais pelo contexto do que pelo jogo si. Aquela foi a partida imediatamente seguinte ao grande (e único) baque do Galo em 2021: a eliminação na semifinal da Libertadores para o Palmeiras.

– Você vai para aquele jogo, um jogo muito tenso, perigoso, e vence. Daí ,falei para o pessoal lá no vestiário: “hoje a gente está sendo campeão”. Depois me arrependi, porque pensei: não devia ter falado isso (risos). Mas eu senti naquele dia.

 

Cuca, ex-técnico do Atlético-MG, comera vitória sobre o Internacional — Foto: Pedro Souza/Atlético

Cuca, ex-técnico do Atlético-MG, comera vitória sobre o Internacional — Foto: Pedro Souza/Atlético

Diante de pouco mais de sete mil torcedores no Mineirão, no primeiro jogo com público (limitado) do Brasileirão 2021, Atlético e Inter fizeram uma partida nervosa. O rival gaúcho teve boas chances com Yuri Alberto, mas foi Keno quem fez o único gol do jogo, após jogadaça individual de Hulk, já aos 32 minutos do segundo. Foi o milésimo gol do Galo em pontos corridos do Brasileiro.

Após o apito final, Cuca reuniu o elenco em uma corrente no meio campo, e saudou os atleticanos presentes no Gigante. A vitória marcou a 15ª partida seguida do Galo sem derrota naquela competição, marca que o clube não alcançava desde 1997.

– É uma vitória que tira um peso enorme, porque é um jogo, quer queira, quer não, de acerto de contas. O Brasil inteiro está vendo, quer ver como o Galo vai reagir à eliminação da Libertadores. Se você tem um tropeço, todo mundo fala: pronto, vai afundar e vai ser difícil se levantar – disse Cuca, à época.

Hulk quer se manter como protagonista do Galo

Mandante 100%

Se na partida anterior o Galo havia empatado com o Palmeiras (e acabou eliminado no critério do gol fora de casa), a vitória sobre o Internacional iniciou uma sequência impressionante do clube em jogos como mandante.

Desde aquele 2 de outubro, o Atlético venceu todas as partidas que fez em casa. Já são 19 vitórias consecutivas como mandante – 10 pelo Brasileirão, duas pela Copa do Brasil e sete pelo Mineiro 2022 (a final contra o Cruzeiro, também com vitória alvinegra, teve mando da FMF).

Escudo do Atlético com duas estrelas no meio da torcida, no Mineirão — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

Escudo do Atlético com duas estrelas no meio da torcida, no Mineirão — Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

(GE)