O Atlético-MG colocou um ponto final na sequência positiva do Red Bull Bragantino neste Brasileirão e venceu por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (25), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 29ª rodada.
Hulk, de pênalti, abriu o placar no primeiro tempo, enquanto Igor Gomes, que havia acabado de sair do banco de reservas, aproveitou assistência de Pavón para marcar um golaço e confirmar a vitória no segundo tempo. Pelo lado dos donos da casa, Talisson também saiu da reserva e anotou o único gol da equipe nos momentos finais do jogo.
Dessa maneira, o Atlético conseguiu dar uma boa resposta para os seus torcedores após a derrota em casa no clássico contra o Cruzeiro e voltou ao G6 do Brasileirão, pelo menos de forma provisória. Com o resultado, o Galo chegou aos 46 pontos e aparece na sexta-posição.
Por outro lado, o Bragantino viu a sequência de oito jogos de invencibilidade ir por água abaixo. O clube de Bragança Paulista ficou dois meses sem perder e pode ver a vantagem do Botafogo subir para 10 pontos em caso de triunfo dos cariocas nesta 29ª rodada. Além disso, o Palmeiras, terceiro colocado, venceu o clássico contra o São Paulo, também nesta quarta-feira, e chegou aos 50 pontos, de olho na vice-liderança.
Ao mesmo tempo, antes do duelo desta quarta-feira, Bragantino e Atlético disputaram oito partidas em Bragança Paulista na história do confronto. Todas elas terminaram em empate entre as equipes. Dessa maneira, o Galo encerrou esse tabu no duelo.
O jogo
Em um primeiro tempo equilibrado, o Galo conseguiu levar a vantagem de 1 a 0 para o intervalo após gol de pênalti marcado por Hulk. O camisa 7 do galo aproveitou um bom cruzamento de Paulinho e finalizou dentro da pequena área, mas o zagueiro Léo Ortiz, caído no chão, tirou a bola com a mão quase em cima da linha. O árbitro inicialmente marcou escanteio, mas o VAR o chamou, e a confirmou a penalidade. Por outro lado, o Bragantino teve dificuldades para criar chances claras no ataque e ainda contou com boa defesa de Cleiton nos acréscimos para evitar um resultado ainda pior na primeira etapa.
No segundo tempo, Pedro Caixinha fez diversas alterações no Bragantino e a equipe foi para cima. No entanto, as melhores chances dos donos da casa pararam em boa defesa do goleiro Ederson e no travessão. Até que aos 34 minutos, Igor Gomes, que havia acabado de deixar o banco de reservas, aproveitou assistência de Pavón para fazer um golaço na primeira e única chance do Galo na segunda etapa. Ainda deu tempo para Talisson diminuir o placar, aos 40 minutos, mas não foi o suficiente para evitar a derrota em casa.
RED BULL BRAGANTINO 1X2 ATLÉTICO MINEIRO
29ª rodada do Brasileirão Série A
Data e horário: 25/10/2023, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP)
Bragantino: Cleiton; Aderlan (Helinho, no intervalo), Léo Ortiz, Realpe e Luan Cândido (Thiago Borbas, aos 39′ do 1t); Jadsom Silva, Lucas Evangelista e Juninho Capixaba; Matheus Gonçalves (Andrés Hurtado, no intervalo), Eduardo Sasha (Talisson, aos 30′ do 2t) e Vitinho (Henry Mosquera, no intervalo). Técnico: Pedro Caixinha.
Atlético Mineiro: Everson; Saravia, Jemerson, Bruno Fuchs (Igor Rabello, aos 41′ do 2t) e Arana; Otávio, Alan Franco, Pavón e Rubens (Igor Gomes, aos 30′ do 2t); Paulinho (Réver, aos 36′ do 2t) e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Gols: Hulk, aos 35′ do 1t (0-1); Igor Gomes, aos 34′ do 2t (0-2); Talisson, aos 40′ do 2t (1-2)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-VAR)
Cartões amarelos: Léo Ortiz e Aderlan (RBB); Saravia, Everson e Pavón (CAM) (Jogada 10)