Memorável! O Palmeiras saiu perdendo, mas buscou o empate fora de casa e ficou no 2 a 2 com o Atlético, nesta quarta (3), em jogo da ida das quartas de final da Libertadores. No Mineirão, Hulk e Murilo (contra) marcaram para o Galo, enquanto o próprio Murilo e Danilo anotaram para o Verdão.

Assim, quem vencer o jogo da volta, na próxima quarta-feira (10), em São Paulo, às 21h30, estará na semifinal. Em caso de novo empate, o duelo será decidido nos pênaltis.  Quem avançar, vai encarar Athletico-PR ou Estudiantes na semifinal. Na outra chave, estão Flamengo, Corinthians e dois argentinos: Talleres e Vélez.

Como foi o jogo?

Eliminado da Copa do Brasil e com pouquíssimas chances no Brasileirão, o Galo parece “200 % focado” na Libertadores e por isso partiu para cima. O Atlético ainda contou com o apoio do Mineirão lotado e com a mística do treinador Cuca, multicampeão pelo clube.

Com este cenário, o Atlético amassou no primeiro tempo e foi para o intervalo vencendo 1 a 0, com gol de Hulk, de pênalti. Aos 43,  Marcos Rocha derrubou Jair na área, e o centroavante deixou a sua marca. O placar só não foi maior por conta de um caminhão de gols perdidos por Keno e Ademir. Este último, aliás, chutou uma bola na trave pouco antes do gol.

O Palmeiras praticamente não viu a cor da bola e só teve duas chegadas. Uma delas foi cobrança de falta com Scarpa. A outra, aliás, também saiu dos pés do meia, que arrancou, cruzou, viu Everson espalmar para dentro da área. No rebote, Piquerez marcou, mas o gol foi anulado por causa de impedimento do camisa 14.

A segunda etapa começou da mesma forma que terminou a primeira. Logo aos dois minutos, Keno arrancou, tabelou com Ademir e cruzou para Hulk. Murilo tentou tirar, mas marcou contra: 2 a 0. Outra história que se repetiu foi a atuação de Scarpa. Aos 13, ele bateu falta na trave, e no rebote, a bola sobrou para Murilo, que se redimiu e descontou para o Palmeiras.

O gol acordou o Palmeiras, que cresceu na partida e teve boas chances com Gustavo Scarpa e Flaco López. Dudu perdeu duas oportunidades. A última delas foi incrível: Gustavo Scarpa cruzou (sempre ele) cruzou na medida para o camisa 7. Sozinho na área, ele isolou. Quando o jogo caminhava para a vitória do Atlético, o Verdão empatou: aos 47, Scarpa cobrou escanteio, a bola sobrou para Danilo, que marou.

Próximos compromissos 

Antes de se reencontrarem pela Libertadores, as equipes têm compromissos pelo Campeonato Brasileiro. O Atlético recebe o Athletico-PR, outro time vivo no mata-mata, no próximo domingo (7), às 19h. No mesmo dia, mas às 16h, o Palmeiras encara o Goiás, em São Paulo.

ATLÉTICO X PALMEIRAS

Libertadores – Quartas de final – Ida
Data
: 3/8/2022
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
ATLÉTICO: Everson; Mariano, Nathan Silva, Júnior Alonso (Igor Rabello, aos 30′ do 2ºT )e Rubens; Otávio, Jair e Zaracho (Nacho, aos 35′ do 2ºT); Keno (Vargas, aos 35′ do 2ºT) , Ademir (Pedrinho, aos 45′ do 2ºT)  e Hulk (Allan Kardec, aos 45′ do 2ºT).  Técnico: Cuca
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 36′ do 2ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga (Gabriel Menino, aos 22′ do 2ºT) e Scarpa; Dudu e Flaco López (Rafael Navarro, aos 36′ do 2ºT) .   Técnico: Abel Ferreira
Gols: Hulk, aos 43′ do 1ºT (1-0), Murilo (gol contra), aos 2′ do 2ºT (2-0) e Murilo, aos 13′ do 2ºT (2-1) e Danilo, aos 47′ do 2ºT (2-2)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Juan Lara (CHI)
Cartões amarelos: Jair (CAM) (Jogada 10)