No jogo dos time que não vencem, o resultado só poderia ser empate. Em um duelo pobre, Atlético-GO e Grêmio ficaram no 1 a 1 na noite deste domingo, no Estádio Olímpico de Goiânia, pela oitava rodada do Brasileirão. Os gols saíram no primeiro tempo. Edson abriu o placar de cabeça, e Isaque buscou a igualdade. Os últimos 45 minutos foram meramente protocolares.
Na tabela
O Grêmio, que entrou em campo na zona do rebaixamento, deu uma respirada. Subiu para a 13ª posição, com oito pontos e um jogo a menos. O Atlético-GO ganhou um posto, mas não deixa o Z-4. Agora é o 18º, com seis pontos.
Próximos jogos
As duas equipes jogarão na quinta-feira pela nona rodada. O Grêmio entra em campo mais cedo, às 19h15, contra o Bahia, em Pituaçu. O Atlético-GO vai a São Januário enfrentar o Vasco, às 21h.
Quem é que ganha?
Atlético e Grêmio não vencem há seis jogos no Brasileirão, o que justifica suas posições na tabela. O Tricolor venceu apenas na estreia – 1 a 0 sobre o Fluminense. De lá para cá, são cinco empates e uma derrota. Por sua vez, o Dragão somou três pontos na segunda rodada, no 3 a 0 sobre o Flamengo. Depois, acumula três empates e três derrotas.
Primeiro tempo
Sem Maicon e Jean Pyerre, os principais criadores da equipe, o Grêmio teve dificuldades para criar chances de gol. Em uma bola parada, o Atlético aproveitou para abrir o placar aos 10 minutos. Em cobrança de escanteio, Edson subiu sozinho e marcou. A dupla Chico e Janderson levava perigo à meta de Vanderlei. Aos 26, o atacante arriscou de fora da área e mandou sobre o gol. Mas bastou um lampejo de Alisson para o Grêmio empatar. Em um simples toque na bola, ele deixou Isaque na boa para marcar. O assistente apontou impedimento, mas o VAR entrou em ação para mostrar que a posição era legal e validar o empate.
Segundo tempo
O Dragão voltou do vestiário mais disposto. Aos sete minutos, Marlon Freitas obrigou Vanderlei a fazer bela defesa. Depois, em dois cruzamentos para a área, o Atlético assustou. Aos 15, Renato Kayzer ganhou de Kannemann na velocidade e tocou para fora. Até pediu pênalti ao trombar com Vanderlei, mas não levou. O Grêmio só acordou aos 27, com cabeçada de Everton que Jean segurou firme. Daí em diante, apenas os donos da casa tentaram marcar. Matheuzinho carimbou o travessão aos 37. E Geromel foi expulso nos acréscimos.
Caminho pelo alto
O Atlético abriu o placar logo aos 10 minutos de jogo, em cabeçada de Edson, livre, após cobrança de escanteio. E desta forma o Dragão chegou com mais perigo no segundo tempo, em dois lances de cruzamento para a área. Mas faltou acertar a meta.
Com ajuda do VAR
O Grêmio quase não chegou perto do gol adversário. Aos 40 do primeiro tempo, conseguiu o empate. Alisson deu belo passe para Isaque marcar na cara do gol. O assistente viu impedimento. Porém, o VAR foi consultado e apontou a posição legal do meia gremista. Depois disso, somente uma cabeçada de Everton levou perigo ao gol de Jean.
Sem a zaga
A fase do Grêmio é tão difícil que até a zaga tem vacilado. E o próximo jogo será sem os dois titulares da defesa. No primeiro tempo, Kannemann e Pedro Geromel receberam cartão amarelo. O argentino acumulou o terceiro e cumprirá suspensão automática. Geromel levou o segundo amarelo já nos acréscimos e foi expulso. (Globo Esporte)