Neste sábado, 30/11, Botafogo e Atlético decidem a Libertadores de 2024. A decisão, em jogo único, será às 16h (de MT), no Mas Monumental de Núñez, em Buenos Aires. O Glorioso, com uma campanha que começou desde a fase pré-Libertadores, chega em melhor momento. Além disso, vem de um 3 a 1 sobre o Palmeiras, que o coloca também às portas do título brasileiro. O Galo mineiro, embora tenha feito campanha superior na competição, vive um momento de irregularidade. Porém, trata-se de um jogo único e, pela força dos times, tudo está em aberto.
O Galo, campeão em 2013, tenta o bicampeonato continental. Mas o Botafogo, por sua vez, está em busca de um título inédito. O vencedor desta partida também garante a última vaga para o Mundial de Clubes. Além disso, embolsa 23 milhões de dólares (R$ 140 milhões). Entretanto, o vice não sai com as mãos abanando: leva 7 milhões de dólares (R$ 42,6 milhões).
As TVs Globo (Rede), ESPN (fechada), Disney+ (streaming) transmitem a partir das 17h (de Brasília).
Como chega o Atlético
O Atlético realizou o seu último treino na manhã desta sexta-feira, no CT do Defensa y Justicia. Dois jogadores que poderiam desfalcar a equipe, o lateral-esquerdo Arana e o curinga Gustavo Scarpa, treinaram com afinco. Assim, estão confirmados. Com isso, o único desfalque de peso é Zaracho, que sentiu uma lesão na coxa esquerda contra o São Paulo e está fora. O técnico Milito deve escalar três homens de frente: Deyverson, Paulinho e Hulk. Mas, caso opte por um esquema mais cauteloso, Deyvinho – que foi titular no treino desta sexta – começará no banco.
Na coletiva desta sexta-feira, Hulk, astro maior do Galo, disse que o Botafogo está em melhor momento na temporada, mas que vai dar a vida em campo para conquistar o bicampeonato para os mineiros:
“O Botafogo é o favorito. Porém, em uma final, quem ganha é o time que estiver mais concentrado e errar menos.”
Campanha do Galo
O Atlético entrou diretamente na fase de grupos. Foi o primeiro do Grupo D. Com isso, jogou a volta das oitavas e quartas em casa, mas contra o River, que tinha campanha superior, decidiu o segundo jogo fora.
Fase de grupos
Caracas 1×4 Atlético
Atlético 2×1 Rosario Central
Atlético 3×2 Peñarol
Rosario Central 0x1 Atlético
Peñarol 2×0 Atlético
Atlético 4×0 Caracas
Oitavas
San Lorenzo 1×1 Atlético
Atlético 1×0 San Lorenzo
Quartas
Fluminense 1×0 Atlético
Atlético 2×0 Fluminense
Semifinal
Atlético 3×0 River Plate
River Plate 0x0 Atlético
Como chega o Botafogo
Na manhã desta sexta-feira, o Alvinegro fez seu último treino antes da final, no CT do Tigre, em Buenos Aires. Como esperado, Bastos não participou, devido à lesão na coxa direita (machucou no jogo contra o Palmeiras). Assim, será o principal desfalque. Em seu lugar, entra Adryelson, que se saiu muito bem ao substituir o titular contra o Verdão, inclusive fazendo um gol neste 3 a 1. Outro fora é Ponte, que cumpre suspensão pela expulsão na semifinal diante do Peñarol.
Um dos principais jogadores do time, Marlon Freitas, disse que o jogo será entre as melhores equipes da competição e que todos podem esperar uma final equilibrada e difícil. Contudo, afirmou que o Botafogo se preparou muito para a conquista inédita.
“Ambas as equipes mereceram estar nesta final. São duas equipes qualificadas. Mas a gente está bem preparado para isso, fazer uma grande final e conquistar o nosso sonho”, comentou o apoiador.
A campanha do Glorioso
O Botafogo começou a sua campanha a partir segunda fase da pré-libertadores. Avançou à fase de grupos e avançou. Mas foi o 2º do Grupo D. Assim, nas oitavas, quartas e semi, jogou todas as partidas de volta como visitante.
Pré-Libertadores
Aurora 1×1 Botafogo
Botafogo 6×0 Aurora
Botafogo 2×1 Bragantino
Bragantino 1×1 Botafogo
Na fase de grupos
Botafogo 1×3 Junior Barranquilla
LDU 1×0 Botafogo
Botafogo 3×1 Universitário
Botafogo 2×1 LDU
Universitário 0x1 Botafogo
Junior 0x0 Botafogo
Oitavas
Botafogo 2×1 Palmeiras
Palmeiras 2×2 Botafogo
Quartas
Botafogo 0x0 São Paulo
São Paulo 1×1 Botafogo (Mas Bota 5 a 4 nos pênaltis)
Semifinal
Botafogo 5×0 Peñarol
Peñarol 3×1 Botafogo
ATLÉTICO X BOTAFOGO
Final da Libertadores-2024
Data e horário: 30/11/1024, 17h (de Brasília)
Local: Mas Monumental de Núñez, Buenos Aires (ARG)
ATLÉTICO: Everson, Lyanco, Battaglia, Júnior Alonso e Arana; Fausto Vera, Alan Franco e Gustavo Scarpa; Paulinho, Hulk e Deyverson. Técnico: Gabriel Milito.
BOTAFOGO: John; Vitinho, Adryelson, Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Almada; Savarino, Luiz Henrique e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Auxiliares: Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG) (Jogada 10)