O Atlético é tricampeão mineiro. Neste sábado (2/4), na final em jogo único, derrotou o Cruzeiro por 3 a 1, num Mineirão que recebeu excelente público ( 53.572 e com torcida dividida). Hulk fez dois gols, um em cada tempo; Nacho, num golaço, fez o outro do atual campeão brasileiro. Edu descontou no fim.

Este é o 49º Estadual vencido pelo Atlético, contra 38 do maior rival, que fez um bom jogo, tentando equilibrar o jogo contra um adversário tecnicamente bem superior.

Primeiro tempo

O jogo começou bom, com as torcidas apoiando as equipes e uma chance para cada lado nos dez primeiros minutos: para o Galo, chute de Keno para defesa de Rafael Cabral; para a Raposa, cabeçada de Eder que passou raspando o gol de Everson. O Atlético era mais perigoso, pois o Cruzeiro perdia bolas fáceis e isso gerava contra-ataques para o rival, quase sempre buscando Hulk pelos flancos. E o craque do Galo fez a diferença: cruzamento para Zaracho desperdiçar; chute para grande defesa de Cabral e o belo gol aos 27, quando cortou a marcação de Brock e chutou rasteiro de fora da área.

O Cruzeiro tinha em Edu seu jogador mais perigoso. O goleador teve um bate-boca com Réver, mas colocou a cabeçada no lugar e, na reta final, quase marcou num chute com ótima defesa de Everson. No fim, equilíbrio em finalizações (7 para cada lado) e leve superioridade na posse de bola do Cruzeiro (55%).

Segundo tempo

O jogo continuou elétrico, com o Cruzeiro apostando em chuveirinhos e por muito pouco não empatando quando Waguininho chutou para defesa de Everson. Mas acabou levando o segundo gol aos 19: Hulk encontrou Nacho pela esquerda e o argentino tirou facilmente Rômulo (que vinha bem)  da jogada para chutar e fazer 2 a 0.  Mais tarde, num erro de Oliveira, Hulk sofreu pênalti que ele mesmo cobrou para fazer 3 a 0. Aos 45, Edu fez um gol, reduzindo a diferença no placar.  Apito do juiz e festa da torcida do Galo por mais um título em sequência: Brasileiro, Copa do Brasil, Supercopa, Tri Mineiro… e contando.

A lamentar, apenas uma briga entre torcedores cruzeirenses, já no fim da partida. A polícia teve de entrar com virilidade para conter os ânimos.

ATLÉTICO 3 X 1 CRUZEIRO

FINAL DO CAMPEONATO MINEIRO DE 2022
Data: 2/4/2022
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Público: 53.572
Renda: R$ 4.851.600,00
ATLÉTICO:
Everson; Mariano, Nathan Silva, Réver e Guilherme Arana; Allan (Otavio, aos 38′ do 2ºT), Jair (Sasha, aos 42′ do 2ºT), Nacho (Junior Alonso, aos 38′ do 2ºT) e Zaracho; Keno (Ademir, aos 11′ do 2ºT) e Hulk. Técnico: Antonio Mohamed
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Rômulo, Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira (Miticov, aos 36′ do 2ºT), Fernando Canesin (Adriano, aos 37′ do 2ºT) e Pedro Castro (João Paulo, aos 15′ do 2ºT); Vitor Leque (Waguininho, aos 15′ do 2ºT), Vitor Roque (Naniel Júnior, aos 24′ do 2ºT) e Edu. Técnico:  Paulo Pezzolano
Gols: Hulk, aos 31′ do 1ºT (1-0); Nacho, aos 19′ do 2ºT (2-0); Hulk, de pênalti, aos 35′ do 2ºT (3-0); Edu, aos 45′ do 2ºT (3-1)
Árbitro
: Felipe Fernandes de Lima
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva
VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Cartões amarelos:  Réver, Allan, Nacho, Hulk (ATL); Oliveira, Edu, Rafael Cabral (CRU)