Atletas do projeto social Karatê-Dô Tradicional Esporte e Cidadania, da Associação Centro América Shotokan, vão participar do campeonato Mutum Open Karate, que ocorre neste domingo (23.04), no Ginásio Lauro Immich, no município de Nova Mutum, interior de Mato Grosso.
De acordo com o diretor técnico da Shotokan, o sensei Rodrigo de Souza, será o primeiro campeonato que os jovens karatecas da associação irão participar neste ano. “A expectativa é de muita dedicação e conquista de medalhas”, afirma.
Ele destaca que a Shotokan irá levar 10 atletas para o evento, entre eles, Carlos Augusto e Yasmim dos Anjos. Os karatecas são campeões nacionais e mundiais, sendo dois talentos revelados pelo projeto Esporte e Cidadania, que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nos bairros de Cuiabá e região.
“São estimados cerca de 200 atletas de várias cidades do estado nesta que é a primeira etapa do circuito de Karatê Olímpico, a qual a Associação Shotokan estará participando”, salienta Rodrigo, ao acrescentar que o transporte da delegação conta com o apoio da Secretaria Adjunta de Estado de Esporte e Lazer, comandada pelo judoca Davi Moura.
Ele também destaca que o presidente da Shotokan, sensei José Humberto de Souza, estará presente no evento. “Ele irá representar a associação, dando todo o suporte ao Karatê do interior do Estado, que só vem crescendo a cada ano, e se tornando um grande pilar nas competições nacionais onde Mato Grosso sagra-se campeão há décadas”.
PROJETO SOCIAL
No Esporte e Cidadania, tudo é oferecido sem custos aos jovens. São kits esportivos, uniformes compostos de camiseta, kimono. Há também participação nos festivais, cursos de capacitação e exame de faixa, que é a troca de graduação.
A iniciativa de sucesso já é promovida há décadas pela Associação Centro América de Karatê Shotokan, e conta com apoio do Ministério da Cidadania e Secretaria Nacional ao Incentivo e Fomento dos Esportes.
O sensei acrescenta ainda que Shotokan tem o apoio primordial para desenvolver projetos de cunho Educacional e Cultural, ao longo do ano.
“Contamos com parcerias de empresas de todo o Brasil para realização das ações executadas, e de instituições como o Criança e Esperança. A nossa gratidão a Deus por permitir relevantes trabalhos com crianças, adolescentes e jovens de Mato Grosso”, ressalta.
Os projetos sociais da Shotokan contam com os apoios das seguintes organizações: Agro Amazônia, Bom Futuro, Áster Máquinas, Ihara Bras, Fundação André e Lucia Maggi, Lavoro, Mon Bijoux, Energisa, Comper, Fort Atacadista, 1º Serviço Registral de Mato Grosso, Clínica Angel e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá e Várzea Grande (FIA – CMDCA)
(Da Assessoria)