O Athletico venceu a segunda partida consecutiva neste Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira (10), o Furacão bateu o Ceará em confronto direto pela 31ª rodada do Brasileirão e se aproximou das vagas de classificação para a próxima Libertadores. Renato Kayzer e Pedro Henrique, um em cada tempo, encerraram uma sequência de cinco jogos sem vitória do Rubro-Negro na Arena da Baixada. Pelo lado do Ceará, Rick marcou o único gol. Com esse resultado, o Furacão ultrapassou o Cuiabá na tabela, subindo para o nono lugar. O Dourado vai para 1oº.
Com o resultado, o Athletico chegou aos 41 pontos e subiu para a 9ª posição, além de garantir uma vantagem de 11 pontos para o Sport, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O Ceará, por sua vez, segue com os mesmos 39 e caiu para 11°, sendo ultrapassado pelo próprio Furacão.
A derrota fora de casa encerrou uma sequência de duas vitórias consecutivas do Vozão na Série A. O Ceará, com nove pontos de vantagem para o Z4, ainda não venceu como visitante neste Campeonato Brasileiro.
Primeiro tempo
Em um primeiro tempo de poucas emoções, o gol saiu apenas aos 44 minutos da primeira etapa, após um belo contra-ataque do Furacão. Marcinho avançou por dentro e deu bela assistência para Renato Kayzer abrir o placar e levar a vantagem para o intervalo.
Segundo tempo
O Ceará voltou do intervalo com outra postura. Com grande jogada ofensiva orquestrada por Vina, Rick aproveitou o rebote do goleiro Santos e deixou tudo igual no placar logo aos seis minutos. O Furacão não sentiu o gol sofrido e voltou a pressionar o Ceará no campo ofensivo. Depois de uma cobrança de escanteio de Nikão, o zagueiro Pedro Henrique subiu sozinho e de cabeça, recolocou o Athletico na frente.
Nos minutos finais, Fernando Sobral foi expulso após o árbitro verificar o monitor do VAR e deixou o Ceará com um jogador a menos. Com a vantagem numérica, os donos da casa apenas controlaram o resultado e garantiram a vitória por 2 a 1.
ATHLETICO-PR 2 x 1 CEARÁ – 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 10/11/2021; 18h30.
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR).
Athletico-PR: Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolás Hernández; Marcinho, Erick (Fernando Canesin, no intervalo), Christian e Abner (Pedrinho, aos 18′ do 2t); Nikão, Renato Kayzer e Terans (Pedro Rocha, aos 18′ do 2t). Técnico: Alberto Valentim.
Ceará: João Ricardo; Gabriel Dias, Gabriel Lacerda, Klaus e Bruno Pacheco; Fabinho (Oliveira, aos 35′ do 2t), Fernando Sobral, Marlon (Cléber, aos 27′ do 2t) e Vina; Mendoza (Lima, aos 35′ do 2t) e Rick (Erick, aos 27′ do 2t). Técnico: Tiago Nunes.
Gols: Renato Kayzer, aos 44′ do 1t (1-0); Rick, aos 6′ do 2t (1-1); Pedro Henrique, aos 22′ do 2t (2-1).
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO).
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (GO).
VAR: Leone Carvalho Rocha (GO).
Cartões amarelos: Christian, Abner e Renato Kayzer (CAP); João Ricardo e Richard (CEA).
Cartão vermelho: Fernando Sobral (CEA), aos 39′ do 2t.
(Jogada 10)