O Athletico-PR complicou a vida do Atlético-MG no grupo G da Libertadores. Jogando em casa, o time bateu o adversário brasileiro por 2 a 1, na noite desta terça-feira, pela segunda rodada. Os gols da equipe paranaense foram anotados por Vitor Roque e Terans, ainda no primeiro tempo. No segundo, Paulinho descontou para o Galo.
Vitor Roque foi o responsável por abrir o placar com um belo lance individual. Recebeu no meio, conduziu em direção ao lado direito do ataque, limpando os marcadores, entrou na área e finalizou sem chances para Everson. Mais um gol do centroavante contra o Atlético-MG, adversário contra o qual ele regula neste início de carreira profissional. No ano passado, ele marcou três contra o Galo, sendo um com a camisa do Cruzeiro, no Mineiro, e dois na vitória do Furacão por 3 a 2, no Brasileirão.
Antes da primeira volta completa no relógio, Paulinho teve finalização cara a cara defendida por Bento. Em outro lance, o atacante alvinegro bateu para fora. Aos seis minutos, na primeira chance clara do Athletico, Vitor Roque não perdoou. Arrancou do meio para a direita, passou por três e abriu o placar com um golaço. Hulk respondeu na sequência, em dois chutes de fora da área. Khellven, sem ângulo, fez Everson trabalhar. No escanteio gerado no lance, e após cinco minutos de paralisação para análise do VAR, pênalti marcado em toque no braço de Paulinho. Terans converteu: 2 a 0. O Galo teve mais presença ofensiva na reta final da etapa, e a principal chance teve, mais uma vez, finalização de Paulinho defendida pelo goleiro Bento.
Segundo tempo
A segunda etapa foi bem menos movimentada, em termos de chances reais. O Atlético-MG tinha mais as ações do jogo, mas com a maioria das finalizações bloqueadas. Hulk isolou arremate de fora da área, assim como Zé Ivaldo, pelo Furacão. Aos 17 minutos, Hyoran diminuiu para o Galo, mas a arbitragem assinalou impedimento de Jemerson, que disputou bola com Bento. Aos 25, Hulk girou sobre Zé Ivaldo e deixou na medida para Paulinho marcar, desta vez valendo: 2 a 1. No lance seguinte, Patrick quase empatou, mas parou em Bento. O Furacão controlou o jogo após mexidas de Paulo Turra, mas sofreu susto em cobranças de falta de Hulk, e em arremate de Hyoran, salvo novamente por Bento.
Lei do ex
Além de ter sido vítima de Vitor Roque mais uma vez, o Galo ainda sofreu com a “Lei do Ex” em Curitiba, nesta noite. David Terans, autor do segundo gol da partida, jogou pelo Atlético-MG em 2018 e 2019, com 33 jogos e dois gols marcados. Nesta temporada, soma 17 jogos, cinco gols e sete assistências pelo Athletico-PR.
Como fica o grupo?
Com o resultado, o Furacão assumiu (ao menos provisoriamente) a liderança do grupo, com quatro pontos. O time pode cair para a segunda colocação, em casa de triunfo do Libertad sobre o Alianza, na quinta-feira. O jogo, no entanto, não mudará a classificação do Atlético, que está na lanterna, sem pontuar após dois jogos.
Além do segundo resultado negativo, o Atlético-MG ainda sai da Arena da Baixada com importantes baixas para o duelo com o Alianza Lima, no Mineirão, pela terceira rodada. O atacante levou o terceiro amarelo, no lance de penalidade para o Athletico, e cumprirá suspensão diante dos peruanos. Assim como Mariano, expulso na segunda etapa, em função do segundo amarelo na partida.
A terceira rodada da Libertadores será apenas no meio da primeira semana de maio. O Atlético-MG abre a rodada recebendo o Alianza Lima, dia 3, no Mineirão, às 21h30 (de Brasília). No dia seguinte, mas às 21h, o Athletico sai para enfrentar o Libertad, no Defensores del Chaco.
Agenda nacional
Enquanto não chega a próxima rodada da Libertadores, os times focam nas competições brasileiras. Pela segunda rodada do Brasileirão, no sábado, o Athletico visita o Fluminense, às 16h (de Brasília). No mesmo horário, mas domingo, o Atlético enfrenta o Santos, na Vila Belmiro. No meio da próxima semana, Galo e Furacão buscam vagas nas oitavas da Copa do Brasil contra CRB e Brasil de Pelotas, respectivamente. (GE)