Depois de três derrotas seguidas, o Athletico-PR voltou a vencer no Brasileirão. Na tarde deste domingo, o Furacão bateu o Red Bull Bragantino por 1 a 0 no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, e se distanciou da zona de rebaixamento. Firme na defesa, a equipe treinada por Paulo Autuori se doou em campo, sofreu com a posse de bola do Massa Bruta e aproveitou uma das poucas chances criadas para assegurar uma importante vitória. Renato Kayzer fez o gol (seu quinto com a camisa do Athletico) que encerrou o jejum do Furacão, aproveitando um domínio errado de Léo Ortiz que serviu como assistência.

Como fica?

Com o resultado no Nabizão, as equipes ficaram com o mesmo número de pontos: 31. O Athletico-PR é o 12º colocado, à frente do Bragantino, 13º, pelo número de vitórias (9 contra 7). O Vasco, primeiro da zona de rebaixamento, tem 28 pontos.

Homenagem

No primeiro tempo, os jogadores do Bragantino usaram o nome de Marcelo Veiga na camisa como homenagem ao técnico que dirigiu o Massa Bruta por 516 jogos e que morreu na última segunda-feira vítima da Covid-19.

Primeiro tempo

O Bragantino iniciou mantendo o estilo que o fez arrancar no Brasileiro: muita posse de bola, forçando as jogadas trabalhadas pelo lado direito de ataque, acionando Artur. Mas os seguidos erros de passe impediram a criação de uma chance mais clara de gol. O Athletico acelerava o jogo quando recuperava a posse da bola. Carlos Eduardo deu trabalho pelo lado direito de ataque. Nikão assustou em cobrança de falta. Quando o Massa Bruta se acertou e começou a pressionar, o Furacão aproveitou. Aos 25 minutos, Thiago Heleno lançou uma bola recuperada para o ataque. Léo Ortiz falhou no domínio e acabou ajeitando na medida para Renato Kayzer, que, na cara do gol, finalizou com eficiência para abrir o placar. O VAR chegou a analisar um possível impedimento na jogada, mas o gol foi validado. O Bragantino ensaiou uma pressão na parte final da primeira etapa, mas sem sucesso.

Segundo tempo

O Bragantino aumentou ainda mais sua posse de bola pressionando desde os minutos iniciais, mas ainda com dificuldade de transformar esse domínio em chances de gol. O técnico Maurício Barbieri fez então uma mudança tripla. As entradas de Morato, Alerrando e Matheus Jesus melhoraram o Massa Bruta. Claudinho arriscou alguns chutes de média distância. O Athletico se doou em campo e se defendeu como pode. Chegou a quase ampliar o placar novamente com Kayzer, que acertou a trave. O Bragantino tentou um abafa final, criou chances, mas o goleiro Santos apareceu com defesas importantes para assegurar a vitória do Furacão.

Ytalo disputa bola com Richard durante Bragantino x Athletico-PR

Ytalo disputa bola com Richard durante Bragantino x Athletico-PR (Foto: Ari Ferreira/ Red Bull Bragantino)

Próximos jogos?

As equipes voltam a campo pelo Brasileirão no dia 27 de dezembro, o próximo domingo. O Bragantino encara o Palmeiras no Allianz Parque às 18h15. No mesmo horário, o Athletico-PR recebe o Vasco na Arena da Baixada. (Globo Esporte)