Neste domingo, na Arena da Baixada, O Athletico entrou quase com a sua força máxima. O São Paulo, sem vários titulares. Melhor em campo, o Furacão desperdiçou um pênalti, com Thiago Heleno. Mas acertou outro, com Vitor Bueno. E venceu o bom jogo pela 20ª rodada da Série A, por 1 a 0.

O São Paulo parou nos 26 pontos e está em 10º lugar. O Athletico, com a vitória, pulou para 34 pontos, subindo para quarto lugar

Primeiro tempo

As escalações foram surpreendentes. Felipão disse que pouparia muitos titulares por causa do jogo da Libertadores com o Estudiantes-ARG. Mas, tirando Terans e Nico, entrou com força máxima. Havia a dúvida se o São Paulo entraria com o que tinha de melhor. Mas Ceni poupou muitos titulares para o duelo na Sul-Americana, contra o Ceará. E promoveu a estreia do goleiro Felipe Alves.

O Furacão foi melhor no primeiro tempo. Dominou os 25 primeiros minutos, com boa marcação e jogando por todos os setores. Fez um gol com Canobbio, mas corretamente anulado por impedimento de Vitor Roque no início da jogada.

Segundo tempo

O São Paulo voltou com três alterações (entraram Calleri, Leo e Igor Gomes). Mas com Galoppo mais recuado. Isso fez o time ser ainda mais envolvido pelos paranaenses. Aos cinco, o goleiro Felipe Alves recebeu uma bola atrasada. Se complicou, perdeu para Vitor Roque e fez pênalti. Felizmente, Felipe Alves defendeu a bomba que Thiago Heleno bateu no meio de gol. O São Paulo dependia de jogadas individuais de Calleri. Uma delas foi bem perigosa. Mas nova falha da defesa resultou em novo pênalti. Moreira falhou na marcação e derrubou Canobbio na área. Desta vez quem bateu foi Vitor Bueno. Furacão 1 a 0.
O jogo seguiu com boa troca de passes. Mas com o São Paulo jogou mais no ataque. Calleri, Luciano e Moreira perderam as melhores chances. Porém a bola não voltou a balançar a rede. No fim, um chique fez Cirino, que entrara pouco antes, sair de maca. Dessa forma, o Furacão passou os acréscimos com apenas dez.

ATHLETICO-PR 1X0 SÃO PAULO

20ª rodada da Série A do Brasileiro
Data: 31/07/2022
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Público pagante: 26.492
ATHLETICO: Bento; Khellven, Matheus Felipe, Thiago Heleno e Abner (Pedrinho, no intervalo); Erick, Fernandinho e Vitor Bueno (Cittadini, aos 34′ do 2ºT); Canobbio (Cirino, aos 25′ do 2ºT) , Cuello (Romulo, aos 25′ do 2ºT) e Vitor Roque (Vitinho, aos 25′ do 2ºT). Técnico: Felipão.
SÃO PAULO: Felipe Alves; Rafinha, Miranda, Luizão (Calleri, no intervalo) e João Moreira; Pablo Maia, Talles (Leo, no Intervalo), Gallopo  e Nikão (Luciano, aos 22′ do 2ºT); Rodriguinho (Igor Gomes, no Intervalo) e Marcos Guilherme (Rodrigo Nestor, aos 35′ do 2ºT). Técnico: Rogério Ceni.
Gols: Vitor Bueno, aos 24′ do 2ºT (1-0)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO-FIFA) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos:  Thiago Heleno, Fernandinho (ATH); Felipe Alves, Luizão, Nikão, Luciano(SAO)