O Athletico-PR confirmou o seu favoritismo e avançou às oitavas de final da Libertadores-2022. A classificação veio com a goleada por 5 a 1 sobre o FC Caracas, nesta quinta-feira (26), na Arena da Baixada, pela última rodada do Grupo B da competição. Pablo fez os dois gols do Furacão, no primeiro tempo. Christian, o melhor em campo, fez dois gols e Pedro Rocha completou o placar. Rivillo descontou.
O Athletico foi aos 10 pontos, com saldo de 1 gol. Terminou em segundo lugar, pois o Libertad-PAR foi o primeiro, com 10 pontos e saldo de 2 gols (após vencer o The Strongest-BOL, por 4 a 1). O The Strongest foi o terceiro colocado, com seis pontos (e saldo 1) e vai para a Sul-Americana. O Caracas, com 6 pontos e saldo -4, termina em último e eliminado.
Primeiro tempo
O Athletico entrou em campo sabendo que o empate o classificava, a derrota seria a eliminação e a vitória poderia colocá-lo na liderança (e a vantagem de jogar a volta, das oitavas, em casa). Após cinco minutos estranhos, quando não se postava em campo de deixou o Caracas ter o domínio, o Athletico se ajustou, passou a atacar com qualidade pela esquerda e quase fez o primeiro gol quando Cuello foi ao fundo e cruzou para Pablo pegar mal e Cannobio, na sobra, finalizar com perigo para defesa do goleiro Baroja.
O Athletico passou a mandar e chegou ao gol aos 18, num belo gol de Pablo. O atacante recebeu de Abner, cortou a marcação de Suárez e bateu rasteiro, de fora da área. Quatro minutos depois, Pablo, sem querer, desviou de bunda um chute de Terans e ampliou. O Athletico mandava em campo. Christian e Abner deitavam e rolavam pela esquerda e foi assim que o time ampliou aos 45. Passe de Abner e gol de Christian.
Segundo tempo
Jogo bem morno. O Athletico, coma vantagem, não se arriscou e levou um gol num chuveirinho na área que Rivello cabeceou (Bento saiu mal para tentar rechaçar o cruzamento). Mas o Furacão sobrava e ampliou com gols de Christian e de Pedro Rocha (em passe de Pablo). Goleada cheia de atitude.
ATHLETICO 5 X1 CARACAS-VEN
6ª Rodada do Grupo B da Libertadores
Data e horário: 26/5/2022; 19h
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
ATHLETICO: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nico Hernandez e Abner Vinícius; Hugo Moura (Erick, aos 12′ do 2ºT) 2ºT) , Christian (Matheus Fernandes, aos 37′ do 2ºT) , Cuello e Terans (Marlos, aos 20′ do 2ºT e, depois, Vitor Bueno, aos 35′ do 2ºT); Canobbio (Pedro Rocha, aos 12′ do 2ºT) e Pablo. Técnico: Luiz Felipe Scolari
CARACAS: Baroja; Notaroberto, Rivillo, Osio e Rivero; Bondu Osei, Zambrano (Bryant, aos 32′ do 2ºT), Suárez e Vicente Rodríguez (Molina, aos 32′ do 2ºT); Torres (González,aos 37′ do 2ºT) e Moreno. Técnico: Francesco Stifano
Gols: Pablo, aos 18′ do 1ºT (1-0); Pablo, aos 22′ do 1ºT (2-0); Christian, aos 45′ do 1ºT (3-0); Rivello, aos 13′ do 2ºT (3-1); Christian, aos 26′ do 2ºT (4-1) e Pedro Rocha, aos 30′ do 2ºT (5-1)
Árbitro: Nicolás Lamolina (ARG)
Assistentes: Christian Navarro e Pablo González (ARG)
Cartões amarelos: Suárez e Notaroberto ( CAR) (Jogada 10)