bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta da Nasa Don Pettit usou água e corante alimentício para fazer um “planeta parecido com Júpiter”, como ele mesmo descreve. A esfera laranja, azul e vermelha foi formada devido à microgravidade que afeta objetos na órbita da Terra.

Uma imagem da obra de arte foi publicada no domingo (20) pelo próprio Pettit em seu perfil pessoal no X (antigo Twitter). Veja:

“Criando planetas. Eu estava brincando com meus esforços de Ciência da Oportunidade e criei um planeta parecido com Júpiter com água e corante alimentício”, escreveu o astronauta na publicação. “Com o Halloween chegando, vou ver como fazer uma Jack-o’-lantern [nome dado às abóboras enfeitadas na data]. Fiquem ligados!”, acrescentou.

Como a água se comporta no espaço?

De acordo com o site Space.com, a água, por vezes, vira item de brincadeira e passatempo popular em órbita para os astronautas. Isso acontece porque lá, ao invés do líquido formar gotas, surgem esferas flutuantes. É por isso, por exemplo, que os tripulantes da ISS usam um tipo de “canudo” ou copos especiais para tomar bebidas.

Como explica o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o ambiente flutuante significa que todas as forças físicas são tratadas da mesma forma, já que não há “gravidade para puxar para baixo”. Assim, a água naturalmente se acumula na forma geométrica que apresenta a menor área de superfície: uma esfera.

Para além do entretenimento, esse tipo de análise de comportamento dos líquidos também importa para o avanço das pesquisas espaciais. Entender esses sistemas é essencial para a operação de máquinas como reatores que purificam água ou ar, observa a Nasa, em comunicado.

Não é a primeira vez que Don Pettit publica registros fotográficos da ISS. Em seu perfil (@astro_Pettit), é possível visualizar diversas outras imagens impressionantes de fenômenos do espaço, bem como do dia a dia na estação espacial. Recentemente, ele compartilhou uma foto noturna da capital brasileira, Brasília, cercada pela bacia amazônica.

(Arthur Almeida)