Em questão de algumas horas, um pequeno asteroide queimará sobre os céus da Sibéria, informa a Agência Espacial Europeia (ESA). O espetáculo, que promete ser muito brilhante, não oferece qualquer risco à população, uma vez que a rocha apresenta apenas 70 centímetros de diâmetro, e é esperado que queime completamente na atmosfera antes de colidir com o solo.
Batizado C0WEPC5, o objeto espacial iluminará o céu por volta das 23h15 no horário local (13h15 no fuso de Brasília). Como por lá já será bem tarde, a escuridão poderá facilitar a visualização do evento a olho nu.
O site da Organização Internacional de Meteoros (IMO) destacou em seu site a live abaixo, em que você pode ver uma transmissão em tempo real de uma área não muito distante do local da queda do asteroide. Vai que você dá a sorte e consegue enxergar algo?
Alerta de asteroides
O alerta sobre a ocrrência da queda foi transmitido pelo Observatório Nacional Kitt Peak, nos Estados Unidos, por meio do Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS), da Nasa. Alimentado por informações de quatro telescópios que operam ao redor do globo, o programa tem como objetivo emitir avisos de possíveis impactos com até uma semana de antecedência.
Esse tipo de sinalização dá aos cientistas a oportunidade de observar e coletar dados sobre tais fenômenos. No caso de asteroides maiores, que poderiam representar perigo à Terra, o rastreamento precoce serve também para traçar ações para proteger o planeta e sua população (com planos de evacuação de áreas ameaçadas ou até desvios no trajeto do astro, por exemplo).
Como lembra o site IFLScience, esta é a quarta previsão de um impacto de asteroide só em 2024 – um recorde histórico. Em janeiro, uma bola de fogo brilhante queimou sobre a Alemanha e deixou para trás meteoritos extremamente raros. Em setembro, uma bola de fogo brilhante explodiu sobre as Filipinas. Outra queimou sobre o Oceano Pacífico em outubro.
(Por Arthur Almeida)