“Esse projeto é voltado para crianças em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes não tem acesso ao lazer. É literalmente isso: um dia de muita diversão, gratuita para as crianças!”explicou a presidente da Acubá (Associação Cuiabana Belas Artes), Zilda Barradas, ao falar sobre o projeto “Dia de Alegria” que ocorreu na tarde deste domingo (03), onde mais de duas mil pessoas puderam aproveitar uma tarde especial no Residencial Nico Baracat.
O projeto organizado pela Acubá, e pelo Instituto Inova Brasil, e realizado pela Secel (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer) e ALMT (Assembleia Legislativa de Mato Grosso), em parceria com a Cufa-MT (Central Única das Favelas de Mato Grosso) e com o projeto social Família do Bem, tem objetivo de levar lazer para comunidades em situação de vulnerabilidade e terá ainda mais três edições ainda neste ano. Siga o instagram da Acubá @acubabelasartes para acompanhar.
Os brinquedos, disponíveis para pessoas de todas as idades ficaram à disposição da população durante quatro horas seguidas. Além disso, foi feita a distribuição de pipoca, algodão-doce, refrigerante, picolé, cachorro-quente e água. Tudo de forma gratuita.
“Foi a primeira vez que vim em um parque de diversão”, relatou Heloíse Vitória da Silva, de 9 anos.
A dona de casa, Maria Oliveira Lima, de 37 anos, levou os filhos para brincarem e disse que ficou impressionada com a estrutura e a quantidade de brinquedos disponíveis:
“Nem todos têm oportunidade de ir em lugares assim, pois é caro e não tem locomoção para chegar. Esse projeto tem que continuar todos os anos e estender para vários bairros, para que muitas crianças possam participar e ter essa alegria que a gente está sentindo aqui”, destacou a moradora.
Para a presidente do bairro Residencial Nico Baracat 1,2 e 3, Benedita Paixão afirmou que o projeto é maravilhoso e levou alegria para as crianças da sua comunidade.
“Muitas das crianças aqui não têm como ter esses momentos de ir em um parque de diversão. São pais que, em sua maioria, não têm condição levar no parque porque um passaporte num parque dessa dimensão não é barato. Muitos estão pela primeira vez brincando em um parque de diversão”.
Próximas edições
O projeto social “Dia de Alegria” ainda terá outras três edições: dia 10 de novembro bairro Despraiado; dia 23 novembro no Araés e dia 24 de novembro, no Parque Tia Nair. “É um evento muito gratificante em que podemos levar lazer e bem-estar para a população mais carente da nossa cidade. Só temos a agradecer a Secel, a Assembleia Legislativa, em nome do deputado Carlos Avallone, a Cufa pela parceria e Acubá por estar conosco em mais essa realização”, afirmou Edilson Proença, que é Diretor Executivo do Instituto Inova Brasil e presidente do projeto Família do Bem.
(Assessoria Acubá)